domingo, 14 de outubro de 2007

APOLLO 13 - DO DESASTRE AO TRIUNFO (APOLLO 13):
Segundo o dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, “Herói” significa:

1. Denominação dada aos descendentes de divindades e seres humanos da era pré-homérica (semideuses);
2. Homem extraordinário por sua bravura;
3. O protagonista de qualquer aventura histórica (literatura, filme), drama real ou situação de momento.

O filme Apollo 13 - Do desastre ao triunfo trata exatamente disso: um grupo de heróis, não no sentido mitológico da significação do termo. Foram pessoas extraordinárias por sua bravura e que protagonizaram um drama real.

No fim dos anos 60 e início dos 70, a corrida espacial estava à todo vapor. A Guerra Fria estava no auge e os americanos e russos competiam ferozmente na conquista do espaço. O homem já tinha pisado na Lua. Ou melhor, os americanos já haviam feito isso. Nesta época, eles já tinham ido e voltado dela mais de uma vez. Por isso, quando a missão Apollo 13 estava para decolar, o povo e a imprensa americana não deram muita trela. Mal sabiam eles...

A equipe do Apollo 13 ia deixar a terra às 13h13 do dia 11/04/1970 e chegar à Lua em 13/04/1970. É impressão minha ou tem muito número 13 nesta história? Não sou supersticiosa, mas estas coincidências me deixariam com o pé atrás. Não podia mesmo dar certo...

Os astronautas Jim Lovell (Tom Hanks), Fred Hailey (Bill Paxton) e Jack Segwitt (Kevin Bacon) não prestaram atenção nisto e embarcaram no sonho de todo e qualquer astronauta daquela época: chegar à Lua. Tudo corria muito bem e eles estavam próximos de atingir seu alvo quando uma explosão no tanque de oxigênio pôs tudo à perder. Os astronautas não iriam pôr os pés na Lua e ainda corriam o risco de não voltar para casa nunca mais.

Apollo 13 tem como um ponto positivo mostrar tanto a tensão que se passava dentro da espaçonave, quanto na central de comando da NASA na Flórida. Depois de tantas missões bem sucedidas, eles não estavam assim tão preparados para o que aconteceu. O filme é muito bem sucedido em mostrar esta tensão. Chegamos a ter a impressão que está acontecendo tudo na nossa frente, em tempo real. Assisti o DVD nervosíssima! Só relaxei quando tudo acabou.

O mérito é tanto do diretor Ron Howard quanto do elenco (dos figurantes aos atores principais). Não tem como não se envolver com a história e nem torcer pelos astronautas. Apollo 13 é quase um documentário, que mostra o que se passou na espaçonave depois do acidente; como o controle da NASA corria contra o tempo para tentar achar uma solução; e a tensão e desespero das famílias, querendo mais e mais informações sobre os astronautas.

É um filme muito bonito. Bem patriótico, como os americanos gostam. Mas nesse caso não é por exagero. O filme é bem real com os documentários e filmagens da NASA no período (vejam os extras do DVD! Para quem gosta do assunto é uma aula!). Não é como em Independence Day, por exemplo. É uma história real de heróis de verdade e de como eles marcaram a história mundial. Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Houston, nós temos um problema." (Jim Lovell - Tom Hanks)
APOLLO 13 - DO DESASTRE AO TRIUNFO (Apollo 13) - 1995 - Gênero: Drama - Direção: Ron Howard // Tom Hanks, Bill Paxton, Kevin Bacon, Ed Harris, Gary Sinise // Imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: