
Década de 1950. A professora de História da Arte Katherine Watson é convidada para dar aula no colégio Wellesley. A escola é só para mulheres. Na verdade, ela é um local onde as moças aguardam, fazendo cursinhos de várias coisas, enquanto não conseguem encontrar um bom marido.
Katherine ama arte e o que faz. Mas tem uma mentalidade muito aberta para os padrões da escola e do seu tempo. Ela incentiva as alunas a correr atrás dos seus sonhos, a aprender, a querer ser mais do que a vida lhes proporciona. E por causa disso, sofre preconceitos da direção da escola, dos pais das moças e das próprias estudantes.
O Sorriso de Mona Lisa é um filme inspirador. Seria um ótimo filme se já não tivesse sido feito um outro, voltado para o público masculino e que fez um grande sucesso no início dos anos 90: Sociedade dos Poetas Mortos. Depois desse, tudo é cópia.
Mas isto não quer dizer que este não seja um bom filme. Pelo contrário! Emociona e faz pensar. Nota: 6.
Melhor diálogo do filme:
- Não desrespeite nossas tradições só porque você é subversiva. (Betty Warren - Kirsten Dunst)
- Não desrespeite esta classe só porque você é casada. (Katherine Watson - Julia Roberts)
- Não me desrespeite só porque você não é. (Betty Warren)
- Venha às aulas, faça os exercícios ou eu vou te repetir. (Katherine Watson)
- Se você me repetir, haverá consequências. (Betty Warren)
- Você está me ameaçando? (Katherine Watson)
- Eu estou te ensinando. (Betty Warren)
- Esse é o MEU trabalho. (Katherine Watson)
O SORRISO DE MONA LISA (Mona Lisa smile) - 2003 - Gênero: Drama - Direção: Mike Newell // Julia Roberts, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Kirsten Dunst // Imagem: Adoro Cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário