sábado, 15 de dezembro de 2007

OS INFILTRADOS (THE DEPARTED):
Finalmente, depois de uma longa carreira de sucessos - com filmes que marcaram a história do cinema - a Academia fez jus ao trabalho do diretor Martin Scorsese com um Oscar. Vamos esquecer a injustiça de anos e pensar que até que enfim!!!! Faz de conta que este Oscar representa todos os outros que ele mereceu ganhar.

O irônico é que Scorsese ganhou o Oscar com um filme que retrata uma das coisas que ele mais sabe e gosta de falar: a máfia, o crime organizado, a corrupção. Os infiltrados fala sobre tudo isso.

Ele mostra a história de dois jovens policiais. Billy Costigan (Leonardo Di Capprio) se infiltra na gangue de Frank Costello (Jack Nicholson), um mafioso da era moderna. Costigan precisa conquistar a confiança do chefão e passar as informações para a Polícia. O outro, seu antagonista, é Colin Sullivan (Matt Damon), investigador da Polícia que passa as informações internas para Frank, seu "padrinho".

O filme retrata o sofrimento de Costigan, vivendo de mentira e na linha da navalha. Afinal, pode ser descoberto a qualquer momento. Por outro lado, mostra as mentiras que Sullivan precisa inventar para ajudar Frank a escapar. É uma verdadeira caçada, pois Costigan precisa descobrir quem é o infiltrado na Polícia e Sullivan, o mesmo na gangue de Frank. A emoção é sem fim.

O filme é sensacional! Principalmente porque quebrou dois dos meus tabus. O primeiro é com o Jack Nicholson. Eu acho ele um grande ator, mas toda hora que olho para ele nas telas, lembro do Coringa. Isto não aconteceu neste filme. Outro tabu quebrado é sobre o Matt Damon. Não gosto dele como ator. Mas aqui ele mostra que tem um certo talento. Ok, dou meu braço à torcer. Assim como dei na trilogia Bourne. Mas filme de ação não conta. Esse é mais dramático.

Em resumo, é um filme imperdível. Mereceu o Oscar para Scorsese. Nota: 9.

Melhor citação do filme: "O único que pode fazer o que eu faço sou eu. Muitas pessoas tiveram que morrer para eu ser eu. Você quer ser eu?" (Frank Costello - Jack Nicholson)
OS INFILTRADOS (The departed) - 2006 - Gênero: Policial - Direção: Martin Scorsese // Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Martin Sheen, Alec Baldwin, Mark Wahlberg // Imagem: Cineminha.

Nenhum comentário: