terça-feira, 16 de julho de 2002

O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (LE FABULEUX DESTIN D`AMÉLIE POULAIN)
Gente! Este é o filme mais fofo que eu já vi nos últimos anos... Que gracinha... Tão meiguinho... Amelie é um amor de pessoa... Amei!!!! :-)))
Mas chega de ficar aqui me derretendo e vamos ao que interessa... Tenho que confessar que não sou muito chegada em filmes franceses... Muito deles são chatos, demorados e dão sono... Mas este, fui assistir no cinema, pq todo mundo dizia q era lindo... E não é q eu gostei mesmo?
Amelie Poulain (Audrey Tautou) era uma menina muito solitária. Ela cresceu assim. Não tem irmãos e perdeu sua mãe cedo. Seu pai, Raphael Poulain (Rufus) vive trancado em casa, não conversa muito com a filha e só quer saber de cuidar de seu anão de jardim. E ela mora sozinha em Paris.
A vidinha de Amelie não era o que podemos chamar de empolgante. Até que um dia, ela resolve dedica-la a ajudar as pessoas. Não importava de que forma. O que importa é ajudar quem precisa.
Um dia, tentando ajudar uma destas pessoas, ela acaba se apaixonando por uma delas: Nino Quincampoix (Mathieu Kassovitz). Ele trabalha em um sex-shop e coleciona fotos rasgadas de cabines fotográficas (Parece coisa de louco, né? Mas cada um sabe qual a coleção bizarra q tem em casa, escondida no armário, não é? ;-)). Depois de conhcecê-lo, ela tenta de tudo para conquistá-lo.
Amelie Poulain é aquele tipo de filme inocente, que te faz acreditar na humanidade outra vez. Se pararmos para observar melhor, Amelie tem muitas características infantis. Ela, mesmo adulta, no fundo é uma criança. Claro, porque somente as crianças podem ver a bondade no mundo. Quando crescemos, perdemos isto. A vida de Amelie é monótona demais, até ela descobrir sua verdadeira vocação: ajudar quem precisa. Vamos pegar por exemplo, o vizinho feirante de Amelie... *SPOILER* Ela arma uma vingança contra ele, pois maltrata seu empregado. Mas esta vingança, são pequenas brincadeiras infantis. Ela seria incapaz de magoar alguém. Por isto amei este filme. Num mundo onde te dão um soco só pq vc não quis "ficar" com um cara, é bom de vez em quando assistir a filmes inocentes assim. Podem me chamar de Poliana, mas este tipo de coisa nos faz acreditar na humanidade outra vez.
Amelie e os outros personagens são bem verdadeiros. São pessoas q poderíamos encontrar em qualquer esquina. Por isto, vendo este filme, acreditamos de alguma forma q o bem ainda pode triunfar. Como na época em que éramos crianças.
Melhor cena do filme: Nino seguindo as pistas de Amelie no parque.
O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Le Fabuleux Destin d`Amélie Poulain) - 2001 - Gênero: Romance - Direção: Jean-Pierre Jeunet // Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Maurice Bénichou // Fonte da imagem: Google Images.

Nenhum comentário: