domingo, 23 de março de 2003

CIDADE DE DEUS (CITY OF GOD):

Depois de tantas idas e vindas, o cinema nacional pode se orgulhar de sua nova safra de produções. O Cinema Brasileiro, desacreditado pelos próprios brasileiros, parece ter voltado mesmo com força total. As produções não estão fazendo feio, e com isso, o público brasileiro se sente orgulhoso com seu mais novo produto de exportação. Isso sem falar nos prêmios que os mesmos andam recebendo.
O que falar de Cidade de Deus? Simplesmente o melhor filme brasileiro que vi até hoje! Uma história consistente, muito bem dirigida, produzida e com interpretações que colocariam muitos atores profissionais que andam por aí, com vergonha de se dizerem atores. Cidade de Deus é praticamente perfeito em tudo!
O filme é baseado num livro homônimo (que eu pretendo ler assim que terminar a pilha de livros que estão entulhando meu armário no momento!). Conta a história do "nascimento" da favela carioca conhecida como Cidade de Deus a paartir do fim dos anos 60. A história foca basicamente duas coisas: a vida de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um menino pobre, morador da favela, que sonha em ser fotógrafo. Ele vê alguns de seus amigos de infância (e até mesmo seu irmão) caminhando para o mundo do crime e muitas vezes também é tentado para isso. Cidade de Deus mostra também a guerra estabelecida na favela, por volta dos anos 80, pelo domínio do tráfico na região. Nada diferente do que acontece atualmente... Talvez o armamento de hoje em dia seja a diferença!
Cidade de Deus foi nosso candidato a candidato ao Oscar este ano. Não foi escolhido nem para os indicados pela Academia, que o achou violento demais. Só rindo dessa decisão. Logo quem dicriminando a violência?! Americanos! Aqui no Brasil alguns também não gostaram da realidade assim nas telas... Afinal, ninnguém gosta de realidade, né? O argumento é que o filme passa uma imagem violenta do nosso país (como se ainda pudessem queimar ainda mais o filme do Brasil no exterior em se tratando de violência!). Essas pessoas só me fazem rir... O filme é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem ainda não viu, façam um favor a si mesmos e assistam correndo!!!! Eu já estou esperando o DVD! Nota: 10!!!
Cena mais sinistra do filme: Zé Pequeno ordenando um garoto de seu bando a assassinar um outro, de menos idade ainda! (Cheguei a chorar no cinema tamanho meu nervoso!)
Melhor frase do filme: "Dadinho é o caralho! Meu nome agora é Zé Pequeno, porra!" (Zé Pequeno - Leandro Firmino da Hora)
CIDADE DE DEUS (City of God) - 2002 - Gênero: Drama - Diretor: Fernando Meirelles // Mateus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Roberta Rodrigues, Phellipe Haagensen, Jonathan Haagensen, Douglas Silva, Alice Braga, Gero Camilo.

Nenhum comentário: