domingo, 2 de março de 2003

JOGO DE ESPIÕES (SPY GAME):

Sabe qdo vc vai ao cinema querendo ver um determinado filme, entra e descobre que o filme que vc queria ver está com lotação esgotada? Foi exatamente deste modo q acabei assistindo a Jogo de Espiões. Não era a minha primeira opção, mas já que tinha me locomovido até o cinema, não ia sair de lá sem ver nada, né?
Só que Jogo de Espiões acabou sendo uma grata surpresa pra mim. Já tinha ouvido falar do filme, mas não tinha me motivado a ir ao cinema para vê-lo. É um filme excelente! Pouco divulgado, mas muito legal. Eu adoro filme de espionagem cheio de reviravoltas!!!
Achei sensacional a forma como a história foi contada pelo diretor. Toda a tensão se passava dentro de uma sala de reunião. E para ilustrar melhor o problema, algumas imagens do passado (o básico flashback). Ficou legal assim. A gente entende tudo o que está acontecendo agora e o porquê disto.
Nathan Muir (Robert Redford), em seu último dia como agente da CIA, recebe um chamado importante da diretoria. Seu "aprendiz", Tom Bishop (Brad Pitt) foi preso na China por espionagem. O incidente está causando problemas diplomáticos entre EUA e China. A CIA prefere deixar Tom a sua própria sorte. O governo chinês pretende executá-lo em pouco tempo. Mas Nathan, embora sempre aparentasse ser um homem frio e sem sentimentos, se compadece de seu amigo e tenta ajudá-lo, usando sua experiência como espião.
Toda a ação presente, como mencionei acima, se passa dentro de uma sala. Na minha opinião, a tensão fica muito mais forte. A gente sempre fica se perguntando como é q Nathan vai salvar seu amigo, se não pode sair do lugar. Os flashbacks definem as personalidades e de mostrar a amizade dos dois espiões. Nathan é o mais velho e esperiente. Talvez por isso, seja mais frio, preparado, seguidor dos códigos de conduta da CIA. Tom é mais emocional. Não consegue alcançar a frieza que o amigo e mentor possui. Tanto Brad qto Robert dão um show na tela. Prestem atenção nas cenas de treinamento de Tom. São as melhores! Recomendo Jogo de Espiões! Assistam assim que possível! Nota: 8.
Melhor diálogo do filme: "Se sentindo meio paranóico hj?" (Gladys - Marianne Jean-Baptiste)
"Quando Noé construiu a arca, Gladys? Antes da chuva." (Nathan Muir - Robert Redford)
JOGO DE ESPIÕES (Spy Game) - 2001 - Gênero: Aventura - Diretor: Tony Scott // Robert Redford, Brad Pitt, Catherine McCormack, Marianne Jean-Baptiste.

Nenhum comentário: