domingo, 23 de março de 2003


O TIGRE E O DRAGÃO (CROUCHING TIGER, HIDDEN DRAGON):
Embora não goste muito de filmes de samurais, aceitei assistir a este filme assim que lançou no cinema. E ao contrário de todo mundo que foi assistir, eu não fui tocada pela total admiração que todos sentiram por ele. Decidi dar uma segunda chance assistindo outra vez pela HBO dia desses. Achei melhor, mas continuei com o mesmo sentimento: não consegui gostar tanto assim.
Acho que sou muito mulherzinha pra achar legal essa história de samurai... Luta de espada, honra perdida (??), etc... Tudo isso está completamente fora da minha realidade e da minha filosofia de vida. Sei lá...
O filme tem um visual muito legal. É impressionante a coreografia das lutas... Mas a história não me cativou muito. O que achei bem legal é que as mulheres deste filme não são simplesmente coadjuvantes. Elas não são aquelas "gueixas" que nos acostumamos a ver em filmes do Oriente. Muito pelo contrário. Elas partem pra luta literalmente. O grande vilão do filme, por exemplo, é uma mulher.
O Tigre e o Dragão é como se fosse uma daquelas lendas milenares dos povos do oriente. Tem um quê de fantasia, quando por exemplo, os personagens voam enquanto lutam ou fogem de seus inimigos. Eu o veria assim: como uma lenda oriental.
A história conta as aventuras de dois guerreiros, Li Mu Bai (Chow Yun-Fat) e Yu Shu Lien (Michelle Yeoh), em busca de uma lendária espada que foi roubada. Durante sua busca, eles encontram antigos inimigos e uma aristocrata, filha de um nobre local, que está infeliz com o futuro que seu pai escolheu para ela. Ao invés das aventuras que ela tanto sonha, ela está designada para um casamento com outro nobre.
O filme é bom sim. Só não faz muito meu estilo. Mas para mim, feminista de carteirinha, o fato das mulheres entrarem em ação também, já faz o filme ficar bem mais interessante do que aqueles antiquados filmes de samurai onde a mulher mal abria a boca. Mesmo não tendo me emocionado muito, recomendo o filme! Nota: 7
Melhor cena do filme: Jen (Zhang Ziyi) arrebentando um bar inteiro na porrada!
O TIGRE E O DRAGÃO (Crouching Tiger, Hidden Dragon) - 2000 - Gênero: Ação - Diretor: Ang Lee// Chow Yun-Fat, Zhang Ziyi, Michelle Yeoh, Cheng Pei Pei.

Nenhum comentário: