domingo, 16 de março de 2003


O ESCORPIÃO DE JADE (THE CURSE OF THE JADE SCORPION):
Antes de começar a comentar O Escorpião de Jade vou fazer um comentário sobre Woody Allen. Há alguns anos atrás quando eu era adolescente, eu simplesmente odiava os filmes dele. Eu achava um saco! Sem graça, demorado etc. Hoje em dia sempre que sai algo novo dele, estou na fila pra assistir! Acho que ver um filme de Woody Allen é questão de maturidade mesmo.
O primeiro filme que vi dele foi Broodway Danny Rose. Simplesmente tinha 14 anos e meu professor de inglês do colégio obrigou a minha turma inteira a assisti-lo. Quer coisa que deixe um adolescente mais revoltado do que fazer as coisas obrigado? Agora, já vi tanto filme do Woody Allen que até me assusto!
O Escorpião de Jade se passa nos anos 40. Tem como personagens principais CW Briggs (Woody Allen) e Betty Ann Fitzgerald (Helen Hunt). Eles trabalham em uma corretora de seguros. CW é um investigador. Betty Ann foi contratada para fazer umas para aumentar os lucros da empresa, modernizando-a. Os dois se odeiam exatamente por isso. Betty Ann quer fazer modificações, mas CW não as aceita.
Um dia, todos do escritório saem para se divertir. Vão ao show de um hipnotizador chamado Voltan (David Ogden Stiers). Ele chama Betty Ann e CW ao palco e os hipnotizam. Ao pronunciar de palavras específicas, os dois se mostram apaixonados um pelo outro. Mas o hipnotizador não quer apenas divertir o público. Após o show, ele liga para CW e o hipnotiza outra vez, mas agora para fazer assaltos a casas de milhonários segurados por sua empresa. Depois que rouba as mansões, CW não se lembra de mais nada. E o pior: ele é quem vai investigar os roubos às mansões. Já deu pra sentir a confusão, né?
O filme é bem o estilo de comédia de Woody Allen mesmo. Aquelas piadas "internas" nova-yorkinas, e a metralhadora giratória que são as suas falas. O que mais admiro em Woody é seu humor inteligente, sem apelação... Ultimamente ele não anda apresentando trabalhos regulares. Alguns são bons, outros nem tanto. Mas O Escorpião de Jade é um daqueles da boa fase dele. Pena que aqui no Brasil os filmes de Woody Allen saem tão atrasados! Parece preconceito! Nota: 8.
Melhor diálogo do filme: "Você sabe... Existe um nome para pessoas que acham que todo mundo está conspirando contra elas..." (Chris Magruder - Dan Aykroyd)
"Eu sei... Perceptivas..." (CW Briggs - Woody Allen)
O ESCORPIÃO DE JADE (The curse of the Jade Scorpion) - 2001 - Gênero: Comédia - Diretor: Woody Allen // Woody Allen, Helen Hunt, Dan Aykroyd, Charlize Theron, David Ogden Stiers.

Nenhum comentário: