domingo, 21 de março de 2004

DVD

ADAPTAÇÃO (ADAPTATION):
Depois de ter ouvido falar muito sobre este filme, acabei alugando-o com grande curiosidade. Não espectativa. Eu só queria mesmo saber o porquê de tanto comentário sobre ele. E... Acabei me decepcionando... Não gostei muito... Acho que todo esse auê aconteceu por ser um filme de Spike Jonze, o responsável por Quero ser John Malkovich, este sim um filme muito legal!
Uma das coisas que acabam me influenciando sobre um filme é o seu ator principal. E esse foi um dos problemas de Adaptação para mim. Eu tenho uma "relação de amor e ódio" com o Nicolas Cage. Gosto de muitos de seus filmes. Mas detesto muitos outros. Não existe um meio termo em nossa "relação". E aqui, ele se encaixa na segunda opção. Achei os dois personagens dele, os gêmeos Charlie e Donald Kauffman, extremamente chatos. Muito desinteressantes. Dentre os personagens principais quem se destacou, na minha opinião, foi a escritora Susan Orlean (Maryl Streep) e o "coletor de flores raras" John Laroche (Chris Cooper).
Na verdade em Adaptação o que é principal mesmo é um livro: "O ladrão de Orquídeas". Ele foi escrito por Susan Orlean; é sobre a vida de John Laroche; e Charlie tem que adapta-lo para o cinema. Depois de ter feito sucesso com o roteiro de Quero ser John Malkovich, Charlie é convidado para roteirizar este livro, mas está passando por uma crise. Ele não consegue escrever uma linha sequer e sua vida está uma bagunça. Seu irmão Donald, um pouco menos culto que ele, resolve virar escritor também. E consegue um sucesso inesperado. Já Susan tenta viver sua vida chata e sem emoção. A não ser quando está em companhia de seu amante.
Bom... O filme é cheio de altos e baixos... E eu não gostei. Não sei... Não consegui mesmo achar este filme "tudo" o que me falaram. Eu achei até um pouco chato. Me deu sono... Talvez eu não tenha entendido bem... Prefiro mesmo Quero ser John Malkovich... Nota: 5.
Melhor citação do filme: "Eu deveria ter entrado. Eu sou um covarde! Eu deveria tê-la beijado. Eu deveria ir bater à porta e beija-la. Seria romântico. Seria algo que contaríamos aos nossos filhos um dia. Eu vou lá agora." (pensamento de Charlie Kaufman - Nicolas Cage antes de desistir de fazê-lo)
ADAPTAÇÃO (Adaptation) - 2002 - Gênero: Drama - Direção: Spike Jonze // Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Brian Cox, Maryl Streep.

Nenhum comentário: