domingo, 7 de março de 2004

DVD
ÚLTIMO TANGO EM PARIS (LAST TANGO IN PARIS):

Há algum tempo estou tentando assistir aos filmes clássicos, consagrados, além dos mais recentes e comerciais que eu vejo na maioria das vezes. Tudo bem... A locadora aqui perto de casa não ajuda muito... E a TV? Nem a paga colabora muito... Mas de vez em quando aparece uma oportunidade.
Agora por exemplo, assisti Último tango em Paris. Não sei bem se é tão clássico assim, mas pelo menos uma de suas cenas o é - a tal da cena da manteiga.
Maria Schneider interpreta Jeanne, uma parisiense à procura de um lugar para morar com seu futuro marido. Em visita a um apartamentos, ela conhece Paul, interpretado por Marlon Brando - já sem a forma atlética de tempos anteriores. Os dois desconhecidos acabam se deixando levar pela atração sexual. Começam um caso, onde nenhum dos dois trocam muita informação sobre si mesmos. Como se fosse uma espécie de mundo paralelo para ambos. Nem seus nomes eles contam um para o outro. Mas em suas "vidas reais", Jeanne está em meio aos seus preparativos para o casamento, enquanto seu noivo, cineasta, faz um documentário sobre isso. Já Paul sofre com a recente morte de sua mulher. Tudo vai bem, com os dois dividem seus pensamentos, alegrias e tristezas na cama. Mas a "perfeição" da relação chega ao fim quando Jeanne se apaixona por Paul e começa a perguntar e cobrar demais. Isto para os padrões de Paul e do combinado.
Último tango em Paris é um bom filme, mas não achei fenomenal. Não sei o porquê, mas não gosto muito do estilo do Bernardo Bertolucci. Tudo bem... Só vi 3 de seus filmes até hoje: Beleza Americana, O Pequeno Buda e este. Não gostei muito deles... Achei interessante, mas nada que me causasse alguma sensação incontrolável. Ainda não vi O Último Imperador. Todo mundo diz que é muito bom, mas eu tenho medo de me decepcionar novamente. Por isso, acabo adiando. Na verdade, eu acho que Último tango o melhor dos três. Mas fiquei um pouco decepcionada. Esperava mais. Nota: 7.
Melhor frase do filme: "Por que você odeia as mulheres?" (Jeanne - Maria Schneider)
ÚLTIMO TANGO EM PARIS (Last tango in Paris) - 1972 - Gênero: Drama - Direção: Bernardo Bertollucci // Marlon Brando, Maria Schneider.

Nenhum comentário: