sábado, 28 de fevereiro de 2004

DVD

SPIDER - DESAFIE A SUA MENTE (SPIDER):
Ralph Fiennes é um ator que ainda não consegui ter uma opinião formada... Em alguns de seus filmes eu adoro sua interpretação. E tem outros em que odeio... Não há um meio termo ou uma maioria de votos. No fundo eu acho que ele tem sim muito talento. Mas de vez em quando dá umas escorregadas em suas escolhas de papéis.
Não é o caso de Spider - Desafie sua mente. Ralph está excelente no papel do perturbado Dennis Clegg.
O filme é uma viagem dentro da mente de Dennis. Este, desde o início do filme, demonstra ter problemas psicológicos. As cenas intercalam o presente do personagem aos trinta e pouco anos, junto a lembranças de sua infância, onde vamos entendendo de onde surgiu sua personalidade tão estranha.
Quando menino, Dennis já era considerado estranho. Vivia grudado à sua mãe, a qual o apelidou de Spider. A Sra. Clegg (Miranda Richardson) é uma mãe carinhosa e atenciosa. Enquanto sua relação com a mãe é a mais positiva possível, não podemos dizer o mesmo com relação ao seu pai. Bill Clegg (Gabriel Byrne) não se entendem de forma alguma. O que trará muitos problemas para a família.
Acho que falar mais sobre o enredo do filme seria estragar a surpresa que ele é. A mesma que eu tive ao chegar ao final. Não vou dizer que só no final é que entendi tudo. Eu já desconfiava dos acontecimentos e dos culpados no meio do filme. Mas não darei detalhes. Não vou estragar as coisas para todos.
O que posso dizer é que gostei muito do filme porque lida com um dos temas que eu mais gosto num filme: as histórias psicológicas. Para muitos o filme vai parecer longo. Eu não diria isso. Diria que ele está no tamanho e ritmo corretos. Ponto para a direção e para os roteiristas que conseguiram mostrar passo a passo a mente perturbada de um homem comum e de onde sirgiram todos os seus fantasmas. Muito bom mesmo.
E como eu falei acima do Ralph Fiennes, vou terminar com ele também. Este filme entrou para a categoria dos filmes dele que eu adorei sua interpretação. Pelo visto, nunca vou achar um meio termo... Então vou fazer o seguinte: considero Ralph um ator de grande talento... :-) Nota: 8.
Melhor cena do filme: A cena da descoberta do culpado de um assassinato (não posso contar mais!!!!)
SPIDER - DESAFIE SUA MENTE (Spider) - 2002 - Gênero: Drama - Direção: David Cronenberg // Ralph Fiennes, Miranda Richardson, Gabriel Byrne, Lynn Redgrave, John Neville.

Nenhum comentário: