sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004


CONTOS PROIBIDOS DO MARQUÊS DE SADE (QUILLS):
1790. O jovem Abade du Coulmier (Joaquim Phoenix) dirige um asilo para doentes mentais. O Abade é um homem de muita fé. Mas mesmo assim ele vive em grande dúvida, pois sente muito mais do que apenas amizade por uma das moças que trabalha no asilo. Seu nome é Madeline (Kate Winslet). Embora seja pobre e de pouca cultura, ela é muito curiosa e gosta muito de livros. Tanto que está aprendendo a ler com o Abade. Mas o que Madeline mais gosta de ler são os escritos de um dos pacientes do asilo: o Marquês de Sade (Geoffrey Rush). Ela não é a única. Com suas histórias picantes, o Marquês conquista fãs tanto dentre os pacientes quanto no meio dos mais ricos. Mesmo sabendo do teor de suas histórias, o Abade deixa o Marquês livre para escrever. É uma espécie de tratamento. Acontece que as histórias do Marquês encarcerado estão chegando às cidades e muitos as culpam por alguns acontecimentos estranhos. Por isso, o doutor Royer-Collard (Michael Caine), conhecido por seus métodos, digamos, "bastante persuasivos", é mandado para o asilo afim de curar o Marquês. A partir do momento em que o doutor pisa no lugar as coisas começam a piorar para todos. O Abade tem que lutar contra sua boa índole para respeitar as ordens do doutor. Madeline tenta ajudar seu amigo Marquês e este último tenta de todas as formas voltar a fazer aquilo que ele mais ama na vida: escrever.
Eu sempre quis ver este filme, porém nunca tive oportunidade. Até que ela chegou via HBO. Se eu soubesse que ia gostar tanto teria ido ao cinema para vê-lo. Contos proibidos do Marquês de Sade é um filme apaixonante. A gente vê a paixão na história e também no elenco. Aliás, este é um capítulo à parte. Os atores definitivamente foram escolhidos a dedo. Poucas vezes vi um elenco tão afiado. Destaco Joaquim Phoenix, em seu melhor papel até hoje. Os cenários e o figurino também estão perfeitos. Achei a direção bem normal. Até um pouco destoante de todo o arrebatamento do filme. Mas nada que prejudique.
Esse filme é recomendadíssimo por mim. Embora eu não tenha simpatizado muito com a personalidade do Marquês, eu gostei muito mesmo do drama dos personagens. Por isso aconselho a quem não viu que o faça correndo! Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Você não pode ser um escritor de verdade sem um toque de loucura, não é verdade?" (Madeleine - Kate Winslet)
CONTOS PROIBIDOS DO MARQUÊS DE SADE (Quills) - 2000 - Gênero: Drama - Direção: Philip Kaufman // Geoffrey Rush, Kate Winslet, Joaquim Phoenix, Michael Caine.

Nenhum comentário: