quinta-feira, 5 de fevereiro de 2004

O CONDE DE MONTE CRISTO (THE COUNT OF MONTE CRISTO):

Versão mais recente do clássico livro homônimo de Alexander Dumas, O Conde de Monte Cristo é um filme muito legal. Ainda não tive o prazer de ler o livro, infelizmente. Mas achei muito bem feita esta versão cinematográfica. Obviamente nem deve se comparar ao livro. Aliás, qual o filme - tendo um livro como base - fica melhor do que o próprio livro? Eu ainda não vi isto acontecer.
O Conde de Monte Cristo é um drama de amor e vingança. Conta a história de Edmond Dantes (James Caviezel), um homem muito humilde e mesmo assim invejado. Ele está crescendo profissionalmente e ainda tem o amor de uma bela mulher: Mercedès Iguanada (Dagmara Dominczyk). Até que um dia ele é traido por um grupo de pessoas. E entre eles está seu melhor amigo, Fernand Mondego (Guy Pearce).
Edmond vai parar na prisão de Chateau D'If (uma das piores da época) por anos e anos, enquanto sua família e a sua noiva acreditam que ele está morto. Durante o cumprimento de sua pena, a revolta e a vontade de se vingar vão aumentando dentro de Edmond. Até que um dia um milagre lhe acontece. Um dos presos vai parar em sua cela, depois de escavar por baixo da prisão. Trata-se do Abade Faria (Richard Harris). Juntos ambos vão construindo o túnel para escapar. O abade conta a Edmond sobre um tesouro escondido numa ilha, que somente ele sabe onde fica. Quando estão para fugir, o abade morre. Edmondo, após algumas aventuras, acha o tesouro e pode enfim financiar sua vingança. Ele se infiltra no meio daqueles que o traíram, usando o título de Conde de MonteCristo.
Vi uma versão mais antiga, acho que do ano de 1955, muito antes de ver esta versão. Também tinha gostado muito dela. Mas a versão atual me pareceu um pouco mais completa. Não posso falar muito bem, pois como disse, ainda não li o livro.
Gostei muito da construção dos cenários e do figurino desta versão. As paisagens escolhidas também foram excelentes. A direção está bem também. Mas o destaque é mesmo James Caviezel, como o conde e a história em si, que é muito interessante.
Muito bom! Recomendo! :-) Nota: 7.
Melhor citação do filme: "Vc não acha que eu facilitaria as coisas, acha?" (Edmond Dantes/ Conde de Monte Cristo - James Caviezel)
Melhor cena do filme: A mesma onde a citação acima ocorre... :-)
O CONDE DE MONTE CRISTO (The Count of Monte Cristo) - 2002 - Gênero: Drama - Direção: Kevin Reynolds // James Caviezel, Guy Pearce, Richard Harris, Dagmara Dominczyk.

Nenhum comentário: