domingo, 16 de maio de 2004

DVD
RETRATOS DE UMA OBSESSÃO (ONE HOUR PHOTO):
Este filme me deixou surpresa de várias formas boas. Desta vez tenho que admitir que as pessoas que insistiram o tempo inteiro para que eu o visse estavam certas. Realmente o filme é ótimo! Fiquei muito surpresa com a qualidade...
A história é bem simples; sem muitas enrolações e pretensões. Temos um homem solitário, Sy (Robin Williams), que trabalha numa lojinha de revelação de fotos, dentro de um supermecado. Ele não tem amigos e leva seu trabalho muito a sério. Mas a solidão pode ser o gatilho para que as pessoas coloquem para fora seu lado mais bizarro (pelo menos é o que o cinema anda me ensinando). Sy torna-se obsessivo pela família Yorkin. Nina Yorkin (Connie Nielsen) sempre deixa seus filmes para serem revelados na loja de Sy. Ele começa a criar um vínculo estranho com a família. Tudo através das fotos que eles tiram. Sy os admira, até que descobre um segredo. E seu lado mais bizarro é liberado, como eu falei anteriormente.
O que mais me deixou admirada neste filme foi o Robin Williams. Eu gosto muito de alguns de seus trabalhos, mas tenho noção de que ele também já fez muita coisa ruim. Por isso mesmo que acredito que ele não seja levado tão a sério. Mas assistir a Retratos de uma obsessão abre seus olhos para um lado inesperado do Sr. Williams. E isso foi muito legal. Na verdade, acho que ele acabou carregando o filme nas costas.
O Sy de Robin Williams é perfeito, se me permitem afirmar. Para começo de conversa, ele é um cara bonzinho e comum que anda normalmente por aí. Daqueles caras tão normais que ninguém nota. Eu tenho a tese de que a grande parte das pessoas "com problemas" são assim. Sabe aquele cara que você julga que não mataria uma mosca? Um Zé Ninguém... Pois é... Como o Norman Bates, personagem do Anthony Perkins em Psicose, o original. Sy tem pequenas manias; pequenos rituais; obsessões estranhas e detalhes que podem ser imperceptíveis para qualquer um. Ele é solitário, não tem uma vida própria e se satisfaz com a vida que os outros levam, observando pequenos pedaços dela, nas fotos que revela. Ele elege uma família para ser "sua". Aquela que ele julga a mais perfeita. E quando vê que ela não é tão perfeita assim, ele simplesmente pira. E você vê a transformação do personagem, de bonzinho e estranho para um maluco descontrolado.
O que o Robin Williams fez quando criou o personagem foi um trabalho de mestre. Excepcional! Mesmo quem não gosta de filmes deste estilo deveria assisti-lo, somente pelo prazer de ver uma interpretação dessas... Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Se essas fotos tem algo de importante a dizer às gerações futuras, é: Eu estive aqui. Eu existi. Eu era jovem, eu era feliz e alguém se importava comigo o suficiente para tirar minha foto. (Sy Parrish - Robin Williams)
RETRATOS DE UMA OBSESSÃO (One hour photo) - 2002 - Gênero: Suspense - Direção: Mark Romanek // Robin Willians, Connie Nielsen, Michael Vartan, Dylan Smith, Eriq La Salle.

Nenhum comentário: