domingo, 9 de maio de 2004

DVD
CIDADE DOS SONHOS (MULHOLLAND DR.):

Toda a vez que assisto a um filme de David Lynch fico um pouco nervosa. Não... Não é porque ele é meu diretor favorito. Fico tensa simplesmente pelo fato de que tenho certeza que vou sair da sala do cinema com cara de boba, tentando entender o que aconteceu, sem conseguir. Mas isto não quer dizer que eu não gosto de seus filmes. Muito pelo contário. Acho David Lynch bizarro, num bom sentido. Ele tem um quê de surrealista e este sempre foi meu movimento artístico favorito.
Talvez eu tenha me expressado mal quanto a não entender o filme. Deixem que eu explique. Na verdade eu encaro os filmes de Lynch sabendo que nada ali é o que parece ser. Ao meu ver, cada um terá uma explicação e entenderá de forma diferente o que assistiu. Aliás, sempre desconfie daquela pessoa que disser para você que compreendeu completamente o que Lynch quis dizer em seu filme. Esse cara está alucinando... Se bobear, nem o próprio Lynch tem uma explicação exata. Tenho uma amiga que é fã incondicional do diretor. E ela me disse que, mesmo vendo um filme do Lynch diversas vezes, ela sempre percebe que no fundo deixou passar alguma coisa que não tinha visto antes. E acaba vendo que o que ela achava que tinha entendido antes, não era bem assim... Complicado, não? Pois é... E quem sou eu pra dizer que entendi o que ele quis dizer?
Cidade dos Sonhos começa com um acidente de carro, onde uma mulher, Rita (Laura Harring), perde a memória e vai parar numa casa vazia. Mas logo ela ganha a companhia de Betty Elms (Naomi Watts), sobrinha da dona da casa. Betty veio morar com a tia, em Hollywood, para tentar carreira de atriz. Ela tenta ajudar Rita a descobrir quem é e relembrar o que aconteceu.
Acho que vou parar de contar o enredo por aqui. É óbvio que existem outras tramas envolvidas nesta história, mas não vou mencioná-las. Na verdade, acho que todo mundo deveria ver este filme para entender do que estou falando. Não vou dizer que é meu preferido do David Lynch (ainda prefiro A Estrada Perdida), mas é um ótimo filme também. Claro que nem todo mundo vai gostar. É só para aqueles que não se importam com filmes em que nem sempre 1 + 1 = 2.
Nota: 8.
Melhor diálogo do filme: - A atitude de um homem... A atitude de um homem vai de acordo como será a vida dele. Você concorda com isso? (Cowboy - Monty Montgomery)



- Claro. (Adam Kesher - Justin Theroux)



- Você respondeu porque pensou que era o que eu queria ouvir ou você pensou no que eu disse e respondeu porque realmente acreditava que era verdade?
CIDADE DOS SONHOS (Mulholland Dr.) - 2001 - Gênero: Drama - Direção: David Lynch // Naomi Watts, Laura Harring, Ann Miller, Monty Montgomery.