segunda-feira, 16 de agosto de 2004

O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (THE LORD OF THE RINGS - THE RETURN OF THE KING):
Peço licença para mais uma vez ser parcial... Não tem como falar desse filme de outra maneira. Minha empolgação por ele é imensa. Eu adoooooro a trilogia, e esta parte em especial. Enfrentei uma maratona para assisti-la quando passou no cinema. Cheguei tarde em casa, mas valeu muito a pena. Foi um dia e um momento especial...
Lembro que estava muito nervosa no dia. Eu, como fã, esperava por isso ansiosamente há um ano (na verdade 3!). Mas ao mesmo tempo, saber que no ano que vem não haverá mais esta expectativa, me deixa(va) triste... Entrei na sala do cinema com o coração acelerado. Eu e todos os outros espectadores malucos, que só iriam sair da sessão lá pela meia-noite! Quando o filme começou, senti um frio na barriga! Era o nervosismo...
Mas toda essa tensão, ansiedade e espera valeu a pena. Ao meu ver (e de todos - sem exceção - que saíram da minh sessão) o filme foi tudo e mais um pouco do que eu esperava. Posso dizer com absoluta certeza que este é o meu filme favorito da trilogia. Eu gritei, eu chorei, eu pulei, eu fiquei nervosa, eu aplaudi... Lindo! Lindo! Lindo!!!!! :-)
O filme começa com uma surpresa, que eu não vou revelar porque este não é meu objetivo aqui. Eu detesto que estraguem as surpresas para mim, então também não o farei para os outros. Comentarei só o essencial...
Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) continuam a caminho da "Montanha da Perdição", em Mordor, para dar um fim no anel. Gollum (Andy Serkis) é o guia deles. Frodo está mais dominado ainda pelo anel. Já Sam vive desconfiando dos planos de Gollum.
Enquanto isso, a outra parte da "irmandade" está metida em mais preparativos para outra guerra. Eles começam o filme encontrando Merry (Dominic Monahan) e Pippin (Billy Boyd) em Isengard, onde, junto com os Ents, causaram um "pequeno estrago" na Torre Branca de Saruman (Christopher Lee, que não aparece no filme).
Pippin encontra o palantír, aquela "bola de cristal" negra, por onde Sauron dava ordens à Saruman. Sempre atrapalhado, ele acaba mexendo onde não deve e fazendo Sauron acreditar que ele tem o anel. Para protegê-lo, Gandalf (Ian McKellen) o leva até Gondor, cidade governada por Denethor (John nNoble), pai de Boromir (Sean Bean).
Merry, Legolas (Orlando Bloom), Gimli (John Rhys-Davies) e Aragorn (Viggo Mortensen) ficam em Rohan. Mas logo terão que partir, pois o inimigo atacará Gondor e os Homens terão de se unir em sua defesa.
Já fiz um resumo e não contarei mais nada... Vejam o filme, quem gosta do estilo. Eu amei! As cenas que mais gostei foram a que ilustra o meu diálogo preferido do filme (essa eu não me aguentei e puxei a salva de palmas sozinha! Pode ser "licença poética", mas ficou maneiro); e a que o Pippin canta uma música muito triste nos salões de Denethor, enquanto os cavaleiros de Gondor vão em direção à morte. Essa daí eu comecei a chorar! Teve umas com o Frodo também, mas se eu contar estraga tudo pra quem não viu ou não leu a trilogia.
Agora, voltando do passado... Acho que este fechou com chave de ouro o trabalho. Tudo bem que Peter Jackson usou muitas dessas "licenças poéticas" que mencionei acima (agora que estou lendo os livros entendi algumas revoltas), mas acho que ele fez o melhor que pode. O filme é tecnicamente perfeito em quase tudo. Sem "nacionalismos extremados", achei quase todos os Oscars que o filme ganhou merecidos. Só teve um que eu não concordei: melhor edição. Ela não tinha nada de diferente. Neste caso, concordo que a edição de Cidade de Deus é trilhões de vezes melhor. Embora eu ame este filme nacional, eu acho que O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei mereceu ser consagrado. Nota: 10. Melhor diálogo do filme: "Seu tolo! Nenhum homem pode me matar. Morra agora!" (Witch King - Lawrence Makoare)"Eu não sou homem." (Eowyn - Miranda Otto) *CLAP! CLAP! CLAP!*O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI (The Lord of the rings - The return of the king) - 2003 - Gênero: Aventura - Direção: Peter Jackson // Elijah Wood, Sean Astin, Billy Boyd, Dominic Monahan, Sean Bean, Orlando Bloom, Ian McKellen, John Rhys-Davies, Viggo Mortensen, Bernard Hill, Andy Serkis, Lawrence Makoare, Miranda Otto, John Noble, Sean Bean.

Nenhum comentário: