sábado, 11 de março de 2006

CIDADÃO KANE (CITIZEN KANE):
Infelizmente começarei o texto sobre Cidadão Kane em uma frase lugar-comum: este é um dos maiores dos clássicos do cinema mundial. Isto, se não for o maior. Não há muito mais o que dizer desta obra-prima. Quando assistimos a filmes assim, inovadores para sua época, devemos repensar o que consideramos clássicos nas produções recentes. Hoje em dia, os computadores e o dinheiro do lobby fazem qualquer filminho meia-bomba ser um estrondo. Mas o mérito de verdade são de diretores como Orson Welles e aqui vou citar meu mestre, Hitchcock, que inovaram a sétima arte. Filmar não é só escalar atores bonitinhos e encher de efeitos especiais. Não é a toa que os diretores que citei acima são considerados gênios. O cinema mundial carece desses gênios...
Cidadão Kane começa no fim. O multimilionário Foster Kane, dono de um mega império do setor de comunicação, morre sozinho em sua super-ultra-hiper-mega-caríssima mansão. Antes de morrer, porém, ele pronuncia uma palavra: Rosebud (traduzindo para o português literal, seria botão de rosa). Todos ficam curiosos para entender porque o moribundo disse esta palavra antes de morrer. Um grupo de jornalistas resolve então fazer uma retrospectiva do multimilionário, entrevistando pessoas que conviveram com ele, amigos, mulheres etc., para tentar descobrir o mistério. O filme é todo feito em flashbacks sobre a vida de Foster Kane. Mas o mistério parece insolúvel.
Sempre quis assistir a Cidadão Kane, pois ele é mais um da lista de filmes que cada um que se considera cinéfilo é obrigado a ver para receber este título. Agora estou mais feliz por ter sido apresentada ao Sr. Kane. Ainda bem que ainda existem sessões em salas culturais - como a do Odeon BR, onde assisti - que podem nos salvar, pobres cinéfilos. Recomento com toda a honra. Realmente é uma exigência para o curriculum. Nota: 10.
Melhor citação do filme: "Não, eu não acho. O senhor Kane foi um homem que teve tudo o que quis e então perdeu. Talvez 'rosebud' fosse algo que ele não pode ter, ou alguma coisa que ele perdeu. De qualquer forma, isso não explicaria nada... Eu não acho que uma palavra pode explicar a vida de um homem. Não. Eu acho que 'rosebud' é apenas uma peça de um quebra-cabeça... uma peça perdida." (Jerry Thompson - William Alland)CIDADÃO KANE (Citizen Kane) - 1941 - Gênero: Drama - Direção: Orson Welles // Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, William Alland // Fonte da Imagem: IMDB.

Nenhum comentário: