segunda-feira, 20 de março de 2006

GAROTA DA VITRINE (SHOPGIRL):
Mirabelle Buttersfield (Claire Daines) é uma jovem formada em artes, que se mudou para a cidade grande para investir em sua profissão. Mas longe da família e sem perspectivas, ela vive uma vidinha muito tediosa e depressiva. Mirabelle trabalha na Sak's, no setor de luvas. Quase ninguém pára ali para comprar. Ela vive a maior parte do tempo em silêncio. Um dia, conhece Jeremy (Jason Schwartzman), um jovem tão solitário quanto ela, em uma lavanderia. O rapaz sequer tem objetivos de vida. Os dois saem uma vez, transam e ele desaparece da vida dela (Alguém aqui já viu isso acontecer? Hein? Hein?). Na mesma época, Mirabelle conhece um homem mais velho e rico. Ray (Steve Martin) começa a lhe dar presentes, levar em lugares caros, bajular a moça... Até que Mirabelle fica apaixonada... E o que acontece? Ray diz para ela que não quer se prender em uma relação (Será que alguém aqui já ouviu isso? HEIN? HEIN????). Mirabelle aceita ficar com Ray nas suas condições, mas vive sofrendo porque o ama. Enquanto isso, Jeremy vai mudando de vida com conselhos que recebeu de Mirabelle na época em que saíram.
Tenho que ser honesta desta vez para comentar esse filme... Não dá para ser imparcial aqui. Já estive na posição de Mirabelle nos dois casos e sei o quanto ser tratada da forma que os dois a trataram dói. Tem alguma mulher por acaso que não sabe? Por isso que, durante a sessão de cinema, eu ia me remexendo na cadeira e praticamente gemia de dor por saber como ela se sentia. Então, me perdoem os que acham que este é um "filme menor", de pouca importância... Quem já passou pelo que Mirabelle passa no filme sabe muito bem que não é assim e fica solidária com ela. Eu fiquei. É uma mostra do quanto a solidão, o desespero e a depressão pode te levar a um caminho sem volta, depreciativo com você mesmo... O amor também pode ser ruim, ao contrário do que a mídia prega. Garota da Vitrine é um filme verdadeiro e emocionante. O final é conto de fadas, claro. Mas saí da sala de cinema com uma sensação estranha de soco no estômago. E que atire a primeira pedra quem nunca passou pelo que Mirabelle (e todas nós) passamos com os homens... Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Por que vc nunca me amou, Ray?" (Mirabelle Buttersfield - Clare Daines)
GAROTA DA VITRINE (Shopgirl) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Anand Tucker // Claire Daines, Steve Martin, Jason Schwartzman // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: