quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

O SENHOR DAS ARMAS (LORD OF WAR):
Neste momento, enquanto estou aqui digitando, milhares de pessoas ao redor do mundo estão morrendo, vítimas de armas de fogo. É surreal parar para imaginar isso, mas é a mais pura verdade. E é por causa de pessoas como Yuri Orlov (Nicolas Cage), que isto acontece todos os dias.
No início dos anos 80, uma família ucraniana tenta viver o "sonho americano" em Little Odessa, através de um restaurante "meia-bomba". Os filhos, Yuri e Vitaly (Jared Leto - lindo como sempre!), vivem sem perspectivas, sonhando com um futuro melhor que não aparece. Até que um dia, Yuri, o mais velho, descobre o seu dom: vender armas e munição.
Ano após ano, ele consegue prestígio, contatos, mercado e vai vencendo seus concorrentes diretos, vendendo armas para qualquer lado de qualquer conflito. Yuri é esperto, sabe armar e sair de situações difíceis... E leva seu irmão com ele como sócio.
Claro, que nem tudo são flores na vida de Yuri. Ele passa por diversos perigos; sua família não aprova sua vida, mas também não desaprova; seu irmão vira viciado em drogas; e ele tem a Interpol, personificada no agente Jack Valentine (Ethan Hawke), na sua cola. Mas Yuri é malandro e dá seu jeito, sem disparar um tiro sequer... Ou quase. Mas existe um momento em que seu império fica abalado...
Esse filme é sensacional! Os roteiristas se basearam em contrabandistas de armas de verdade para contar a história. Mas não é para aqueles de "coração inocente", que acreditam que o mundo tem jeito. Estes vão se decepcionar. O filme é frio, real, cruel e cínico. Como o personagem de Yuri, que não vê problema algum em vender armas e trata do assunto como se vendesse alimentos, por exemplo.
Destaco a interpretação de Jared Leto. Mais uma vez ele tenta esconder sua beleza para provar seu talento, personificando de novo um viciado em drogas. Até parece que ainda precisa disso. Seu Vitaly mostra perfeitamente o conflito que existe no seu interior. A culpa de trabalhar com o irmão em um ramo nada honesto e por ajudar indiretamente na morte milhões de inocentes. É um trabalho sensível e ele está de parabéns. Outro que também está bem é Ethan Hawke que, assim como Jared, repete personagem. No caso dele, outro policial honesto.
Quanto a Nicolas Cage... O filme não ganhou 10 por causa dele. Sim, ele manda bem com sua frieza de comerciante. Um verdadeiro homem de negócios. Mas ninguém me convence que ele seja bom ator. O cara não tem expressões faciais. Nas cenas mais emocionantes, em que ele se vê sozinho, por exemplo, não vejo tristeza. Só aquela "cara de parede", sem emoção. O que, no caso do filme valia. Afinal, Yuri não tem emoções ao lidar com os negócios. Mas no caso dele, isso não é interpretação. É o natural... A vantagem do Nicolas Cage é que ele sabe escolher bons roteiros e tem sorte (será que o tio Coppola ajuda?).
Destaque também para a abertura do filme. Ela mostra a trajetória de uma bala vista por ela, da fábrica até seu uso. A trilha sonora também é bem legal!
É um filme muito bom, como há muito eu não via. É realidade nua e crua na nossa cara. Por isso, nem todos vão gostar. Se estiverem de saco cheio dos noticiários violentos, nem assistam... Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Existem mais de 550 milhões de armas de fogo circulando no mundo todo. Isso dá uma arma para cada doze pessoas. A única pergunta é: como armar as outras onze?" (Yuri Orlov - Nicolas Cage)
O SENHOR DAS ARMAS (Lord of war) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Andrew Niccol // Nicolas Cage, Jared Leto, Ian Holm, Bridget Moynahan, Ethan Hawke // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: