domingo, 8 de abril de 2007

CAPOTE (IDEM):
Truman Capote tem um capítulo só dele na história do jornalismo mundial. Autor de muitos livros e de grandes reportagens para a revista New Yorker, ele é mais lembrado como um dos criadores do "new journalism", uma mistura de Jornalismo com Romance. Ele ficou conhecido, ganhou fama e viveu com muitos excessos. Talvez isto seja a personificação do conflito de genialidade. Capote era dono de uma forte personalidade.
O filme Capote não é exatamente uma biografia. Acredito que biografias são aquelas que contam a vida do personagem da infância a vida adulta (ou morte). Não é este o caso. O filme é baseado apenas em um momento de sua vida. Não um momento qualquer. Mas o da criação de uma de suas grandes obras jornalísticas que se tornou um grande romance. O filme mostra a criação de "À sangue frio", em 1959. Na época, o jornalista se envolveu imensamente com sua obra. Ela conta um crime bárbaro no interior do Texas. Capote foi até o local e manteve contato com os assassinos. Sua ligação com um deles chegou a ser exagerada e questionada. Tudo pelo jornalismo.
O filme é muito interessante para todos os interessados no mundo jornalístico. E o ator Philip Seymour Hoffman dá um show. Recomendo! Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Este é o livro que eu sempre quis escrever. (Truman Capote - Philip Seymour Hoffman)
CAPOTE (Idem) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Bennett Miller // Philip Seymour Hoffman, Clifton Collins Jr., Mark Pellegrino, Craig Archibald, Catherine Keener, Bronwen Coleman // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: