sábado, 19 de janeiro de 2008

BOA NOITE E BOA SORTE (GOOD NIGHT, AND GOOD LUCK):
Edward R. Murrow (David Strathairn) é um jornalista de grande prestígio, não apenas na sua emissora de TV, a CBS, como em toda a imprensa norte-americana nos anos 40/50. Ele vivenciou o famoso período de "caça às bruxas" nos Estados Unidos, onde o senador McCarhty perseguia e acusava qualquer um de comunismo. Naquela época, já pensando em não se comprometer, a mídia norte-americana não entrava em confronto com o senador. Algumas pessoas do ramo até colaboravam com ele. Mas Ed Murrow e sua equipe, penalizados com o caso de um soldado da Aeronáutica que foi expulso por desconfiança contra seu pai e sua irmã, acusados de comunismo, resolvem se levantar contra esta ditadura.

Eles começaram a realizar uma série de reportagens confrontando o senador McCarhty e seus métodos. E sofreram as conseqüências. Perderam patrocínio, tomaram "chamada" do chefão, tiveram a equipe reduzida... Mas não desistiram de fazer aquilo que todos nós jornalistas aprendemos na faculdade, mas muitas vezes deixamos para lá: um jornalismo sério, corajoso e responsável.

Achei o filme sensacional! De todas as formas! O roteiro e a direção estão excelentes. Pontos para George Clooney que inclusive atua, mas não é o ator principal. A decisão de filmar em preto-e-branco, com muitos closes e fumaça de cigarro caracterizam bem a época. Pelo menos o que eu já vi em filmes antigos. Deixa um clima meio noir, embora não seja um filme de gangsters.

Outro ponto positivo foram as entradas musicais. Achei bem legal... É um respiro depois da tensão. Como se fosse aquelas chamadas para os comerciais, só que dentro do filme. E as músicas (cantadas ao vivo, com uma cantora e a banda) tem ligação com o que estava acontecendo no momento do filme. Prestem atenção nas letras.

Este é um filme que deveria ser obrigatório nas faculdades de Jornalismo e de História em todo o mundo! Em resumo: é muito bom! Fez me lembrar porque eu escolhi estudar Jornalismo. Pena que não vivenciei aquela época... ;-) Nota: 9.

Melhor citação do filme: "Ninguém que se familiarize com a história deste país pode negar que comitês no Congresso são úteis. É necessário investigar antes de legislar. Mas a linha entre investigação e perseguição é tênue, e o senador júnior de Wisconsin já a ultrapassou várias vezes. Suas ações principais têm sido confundir a mente do público com ameaças internas e externas do Comunismo. Não devemos confundir dissidência com deslealdade. Nós sempre devemos lembrar que acusação não é prova, e que convicção depende de evidências devido ao processo de lei. Nós não vamos andar com medo uns dos outros. Nós não vamos ser guiados pelo medo para uma era de ignorância. Se nós procurarmos fundo na nossa história e doutrina, vamos nos lembrar que não descendemos de homens medrosos. Nem de homens que se atreveram a escrever, falar, se associar e defender causas que foram impopulares para o momento. Esta não é a hora para que os homens que aprovam e os que se opõem aos métodos do senador McCarthy se manterem em silêncio. Nós podemos negar nosso patrimônio ou nossa história, mas não podemos escapar da responsabilidade do resultado. Não existe forma para que um cidadão da república abdique de suas responsabilidades. Como nação, nós temos que mergulhar fundo na nossa herança em uma época delicada. Nós nos proclamamos, e realmente somos, os "defensores da liberdade" onde quer que ela ainda exista no mundo. Mas não podemos defender a liberdade fora do país se desertamos dela em casa (...) Boa noite e boa sorte." (Edward R. Murrow - David Strathairn)

BOA NOITE E BOA SORTE (Good night, and good luck) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: George Clooney // David Strathairn, George Clooney, Jeff Daniels, Patricia Clarkson, Robert Downey Jr., Frank Langella // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: