domingo, 20 de janeiro de 2008

O DIA EM QUE A TERRA PAROU (THE DAY THE EARTH STOOD STILL):
Já posso acrescentar mais um clássico à minha lista!!! Este filme é um daqueles que eu sempre quis ver, mas nunca encontrava em lugar algum. Até que um dia, durante uma madrugada, não é que a Globo resolve transmiti-lo? Aproveitei a chance, né?

Em um dia comum como outro qualquer a população da Terra começa a perceber uma estranha luz no céu. Ela deixa a todos intrigados, mas logo se descobre que ela vem de uma nave espacial. Ela pousa, obviamente, nos Estados Unidos. Mais precisamente em Washington. Todos se espantam com o acontecimento e uma barreira militar se forma em torno da espaçonave. Dela saem o alienígena Klaatu (Michael Rennie) e o robô Gort (Lock Martin). Klaatu vem ao planeta em paz, apenas para passar uma mensagem. Mas, como nós, seres humanos, somos extremamente "pacíficos", é recebido com desconfiança e violência. Klaatu toma um tiro e vai parar no hospital. Enquanto isso, Gort é vigiado. Ele responde a qualquer ato de violência...

Acontece que Klaatu precisa passar sua mensagem. Ele tenta reunir os líderes mundiais, mas não consegue pois todos estão brigando. Então, foge do hospital e procura alguém menos beligerante para ajudar: os cientistas.

O filme tem um enredo simples, pacifista e bastante atual. Segundo ele, os alienígenas já estariam bastante desenvolvidos a ponto de não mais guerrear entre si. Já nós, terráqueos, ainda vivemos em um estado primitivo que perturba e assusta o universo.

É um filme bem interessante. E o que mais me deixou impressionada foram os efeitos especiais. O filme é de 1951 e eu imaginava coisas como naves espaciais feitas de pratos, com linhas amarradas para dar a impressão de voar. Mas não! Para a época, eles se saíram bem... Mesmo com aqueles trajes espaciais que parecem roupas de escola de samba.

Soube que estão fazendo uma versão atual... Confesso que isso me preocupa. Porque o original tem o seu carisma inocente, com lição de moral... O que será da nova versão com toda a tecnologia que temos à mão? Tem diretor por aí que parece que nunca viu um computador na vida e quando resolve inserir efeitos especiais acaba com tudo! Porque é só efeito especial que ele usa. Aí é zero de história, zero de interpretação, zero de direção... Ô mania de "estragar" o que já está bom... Nota: 8.

Melhor diálogo do filme:
- Sua impaciência é compreensível. (Mr. Harley - Frank Conroy)

- Sou impaciente com estupidez. Meu povo já aprendeu a viver sem ela. (Klaatu - Michael Rennie)

O DIA EM QUE A TERRA PAROU (The day the Earth stood still) - 1951 - Gênero: Ficção Científica - Direção: Robert Wise // Michael Rennie, Patricia Neal, Hugh Marlowe, Sam Jaffe, Billy Gray, Lock Martin, Frank Conroy. // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: