segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

SANGUE NEGRO (THERE WILL BE BLOOD):
Novo México, 1898. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro solitário. Conforme vai ganhando a vida com a prata e o ouro que encontra, vai montando sua pequena empresa. Um dia, durante uma escavação, Plainview e seus empregados encontram uma outra espécie de ouro: Petróleo, o ouro negro.

É a partir daí que as coisas se modificam neste épico sobre um homem, seu império e sua loucura. Depois de encontrar o petróleo, ele e o filho de 11 anos H.W. (Dillon Freasier) saem pelas cidades, comprando propriedades por preços injustos e perfurando cada vez mais postos.

Em mais uma reviravolta em sua vida, Daniel conhece Paul Sunday (Paul Dano). Ele vem de uma cidadezinha chamada Little Boston, na Califórnia. Paul vende para ele o segredo de sua família: seu pequeno sítio contém petróleo, assim como toda a cidade.
Daniel parte para lá e vai comprando tudo o que encontra. Mas neste caso, tem que enfrentar um grande obstáculo: a Igreja da 3a Revelação, comandada por Eli Sunday (Paul Dano de novo!). Daniel não é nada religioso, mas faz de tudo para obter o que quer.

Saí da sessão de cinema impactada pelo filme. Não sabendo ainda se tinha ou não gostado. Mas agora, pensando com mais calma, vejo que gostei e muito. É uma história emocionante sobre um homem solitário que termina como começou. Sozinho, apesar do dinheiro.

Daniel Day-Lewis é, como sempre, a estrela deste filme. Mas desta vez, ele encontrou alguém à altura: Paul Dano. Este, dá um show como o "falso profeta" Eli. O que mais me surpreendeu é que eu já o tinha visto em outro filme: Pequena Miss Sunshine, onde ele praticamente não fala. As cenas em que Paul e Daniel se encaram são sensacionais.

Ponto positivo também para a direção e a fotografia. O filme é visualmente perfeito. E o diretor fez uma ótima escolha. Não temos uma trilha sonora comum. Acho que só diminuiria o tempo de duração. Eu tô acostumada com filmes longos, mas muita gente se assusta.Nota: 9.

Melhor citação (e cena) do filme: "Eu sou um falso profeta! Deus é uma superstição!" (Eli Sunday - Paul Dano)

SANGUE NEGRO (There will be blood) - 2007 - Gênero: Drama - Direção: Paul Thomas Anderson // Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Dillon Freasier, Kevin J. O'Connor, Ciarán Hinds, Barry Del Sherman, Barry Del Sherman, // Fonte da imagem: Google Images.

Nenhum comentário: