sábado, 19 de janeiro de 2008

DURO DE MATAR 4.0 (LIVE FREE OR DIE HARD):
Há uns dois anos mais ou menos, nós vivenciamos aqui no Brasil uma volta ao passado... A moda eram os anos 80 e tudo começou a ficar retrô. Existiam festas temáticas, roupas de desenhos animados ou estilizados da época... Até artistas dos anos 80, que estavam desaparecidos da mídia, aproveitaram o ensejo para ressurgir. A moda continua até hoje, mas com menos intensidade... Mas isto aqui no Brasil! Em Hollywood, ela está com força total!

Imaginem se alguém tivesse entrado em coma naquela época, tivesse acordado e resolvesse ir ao cinema hoje em dia... Iria testemunhar a "volta dos que não foram"... É Rambo, é Rocky, Indiana Jones... E agora, John McClane (embora este seja mais dos anos 90)...

John agora se vê às voltas com a rebeldia da filha Lucy (Mary Elizabeth Winstead) e com mais um terrorista maluco. E outra vez é o homem certo, na hora errada... Vamos combinar que ele tem muito azar... O cara sempre se mete em furada sem querer. Desta vez ele precisa levar até Washington um hacker, Mathew Farrell (Justin Long), para que ele seja interrogado. No caminho, os dois são atacados mas se salvam... Neste meio tempo, um grupo de terroristas-nerds invadem computadores que comandam toda a vida dos norte-americanos... Vai desde trânsito, bancos, bolsas de valores a energia. Em resumo: o país entra em caos total. Afinal, tudo funciona por computador e este não é o momento para confiar neles.

Apenas um homem pode desvendar o crime e prender os bandidos... E este é Jonh McClane... Ele tem uma pequena ajuda de Matt, mas o trabalho pesado fica por conta dele mesmo... Alguém precisa fazer o trabalho sujo, né?

Esta é a parte da ironia do filme, ao meu ver... Não adianta a mais alta tecnologia... Na hora de salvar o mundo no filme, somente a força bruta dá conta. É uma metáfora sobre o herói dos filmes das décadas passadas. Durão e sem muito saco para conversar. Os caras partem logo pra cima. E a idéia se assemelha muito ao último filme de Rocky Balboa (embora este tenha reconhecido seu envelhecimento). É como se os antigos heróis estivessem de volta para buscar seu lugar. O que para mim é bem legal! Sempre fui fã deles, incluindo de John McClane, o “pai” de Jack Bauer... Agora faltam Rambo (que eu nunca gostei) e Indy... Ei! Será que Danny Glover e Mel Gibson fariam uma nova Máquina Mortífera? ;-) Nota: 8.

Melhor diálogo do filme:
- Você derrubou um helicóptero com um carro! (Matt Farrell - Justin Long)

- Eu estava sem munição. (John McClane - Bruce Willis)

DURO DE MATAR 4.0 (Live free or die hard) - 2007 - Gênero: Aventura - Direção: Len Wiseman // Bruce Willis, Justin Long, Mary Elizabeth Winstead, Timothy Olyphant, Maggie Q, Cliff Curtis // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: