quinta-feira, 29 de maio de 2008

INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL (INDIANA JONES AND THE KINGDOM OF THE CRYSTAL SKULL):
"Depois de um longo e tenebroso inverno", eis que surge de volta às telas um dos grandes heróis do cinema mundial: Indiana Jones (Harrison Ford). Este filme era um dos mais esperados do ano para mim. Sou fã do arqueólogo desde criancinha. Na verdade, cheguei a sonhar em abraçar sua profissão antes de me entregar ao jornalismo. Se eu tivesse me tornado uma arqueóloga, grande parte da culpa seria dele, do Spielberg e de George Lucas.

Mas vamos ao que interessa... Indiana Jones e o reino da caveira de cristal se passa muito tempo depois de A última cruzada. Para ser mais precisa, 20 anos depois. Logo nas primeiras cenas, vemos Indy em meio a uma confusão. Ele foi sequestrado pelos russos junto com um amigo, Mac (Ray Winstone). Eles são levados até um galpão do Exército americano, muito bem escondido no deserto e secretíssimo. Indy não sabe onde está, mas nós, fãs de Arquivo X e coisas do gênero, sabemos que é a Área 51. Os russos, liderados por Irina Spalko (Cate Blanchett, ótima como sempre), querem encontrar um artefato e precisam da ajuda de Indy, que trabalhou na escavação. Dr. Jones acaba tendo que ajudar os russos (embora tente recuperar o artefato). Por causa disso, o FBI fica no pé dele. Não, não eram Mulder e Scully (embora eu achasse muitas vezes que eles apareceriam ali). Estamos na época da perseguição macarthista aos comunistas e nosso herói acaba no olho do furacão.

Neste meio tempo, Indy é procurado por um jovem, Mutt Willians (Shia LaBeouf). Ele diz que sua mãe e um antigo colega de Indy, professor 'Ox' (John Hurt), foram sequestrados. Ox estaria atrás da lenda das caveiras de cristal e da cidade de Eldorado, na América do Sul. Perseguido, Indy parte para lá, tentando salvar seu velho amigo e a mãe de Mutt. Ele não sabe, mas ela é Marion Ravenwood (Karen Allen), a única mulher que realmente mexeu com seus sentimentos. Aquela do primeiro filme da série...

Não vou contar mais detalhes. Já falei demais até. O resto fica com vcs. Assistam e digam o que acharam. Eu adorei! Achei que a aventura ia se perder depois desse vácuo. Mas a magia continua lá. Tem momentos óbvios. Mas o espírito que conquistou toda uma geração nos anos 80 permanece.

Vocês repararam que eu não mencionei a "velhice" de Harrison Ford? Pois é... É que ela não me incomodou nem um pouco. Na verdade, nas primeiras cenas foi um impacto. Mas depois, entrei no clima e me esbaldei com a nova aventura de Indy. Que venham outras! E rápido!!!! Nota: 8

Melhor cena do filme: No final, quando Mutt vai colocar o chapéu de Indy... rs

Melhor citação do filme: "Sabe, para um velho, até que você não luta mal. Você tem tipo, 80?" (Mutt Williams - Shia LaBeouf)

INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL (Indiana Jones and the kingdom of the crystal skull) - 2008 - Gênero: Aventura - Direção: Steven Spielberg // Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, Ray Winstone, John Hurt // Fonte da imagem: Google Images.

Nenhum comentário: