domingo, 25 de maio de 2008

O PROFISSIONAL (LEON):
Mathilda (Natalie Portman) é uma menina de 12 anos que já leva uma vida muito dura. Sua família é disfuncional. Ela apanha muito dos pais. Briga direto com a irmã mais velha. Seu único amigo é o irmãozinho de 4 anos. Ela fugiu da escola e vive fumando escondido dos pais. Até que ela conhece Leon (Jean Reno), um homem misterioso e calado.

Acontece que o pai de Mathilda negocia drogas e resolveu roubar do seu fornecedor. Este é o violento e insano policial Stansfield (Gary Oldman - lembrando o Drácula). Claro que ele não ia deixar barato. Stansfield e sua gangue invadem o prédio atrás da droga e matam toda a família. A única que escapa é Matilda, que estava fora de casa. Ela pede abrigo à Leon e este a acolhe. E a partir daí começa uma amizade estranha. Não se sabe muito bem até onde é só amizade ou se o laço é mais profundo. Quando Matilda descobre que Leon é matador profissional, pede para que ele mate os assassinos do seu irmão (o resto da família, ela diz não ligar). Ele não aceita de primeira, mas acaba envolvido.

Revi este filme hoje. Nem me lembrava muito bem dele. Mas é um dos melhores filmes que vi durante os anos 90. Era da safra menos comercial. Luc Besson acertou em cheio na direção e na escolha dos atores. O filme, aliás, marca a estréia de Natalie Portman, ainda menininha, no cinema. Já começou bem. Um belíssimo trabalho. Só achei o vilão de Gary Oldman caricato. Mas tá valendo. Nota: 9.

Melhor diálogo do filme:
- A vida é sempre dura assim ou é só quando você é criança? (Mathilda - Natalie Portman)

- É sempre assim. (Leon - Jean Reno)

O PROFISSIONAL (Leon) - 1994 - Gênero: Drama - Direção: Luc Besson // Jean Reno, Natalie Portman, Gary Oldman // Fonte da imagem: Adoro cinema.

Nenhum comentário: