sexta-feira, 9 de janeiro de 2004

DVD

ESTRADA PARA A PERDIÇÃO (ROAD TO PERDITION):
Chicago, Época da Depressão. Michael Sullivan (Tom Hanks) é um homem respeitável, casado e com dois filhos, a quem ele é muito dedicado. Trabalha para John Rooney (Paul Newman), um homem que sabe ser agradável com os que estão ao seu lado, e perigoso para aqueles que não estão. Michael e sua família freqüenta as festas na casa do Sr. Rooney e este os trata como parentes de verdade. Tudo vai bem, até que Michael Jr. (Tyler Hoechlin), um menino muito curioso, resolve pesquisar mais sobre a profissão do pai. Ele se esconde no carro e o acompanha num serviço noturno. É aí que descobre que seu pai é um assassino profissional. E o problema não pára por aí: a família Rooney descobre que Michael Jr. sabe de tudo.
Enquanto tenta "digerir" o que descobriu sobre seu pai, este tenta se desculpar perante a família Rooney. Os ânimos se acalmam por um tempo, até que a família Sullivan é assassinada, por ordens de John Rooney. Michael e Michael Jr. são os únicos que conseguem sobreviver à chacina. Eles fogem, tentando ao mesmo tempo se esconder e se vingar.
Gostei muito deste filme, que nasceu de uma HQ com o mesmo nome. O clima de "filme noir", o drama estilo Poderoso Chefão... Fora os temas em questão: amor de pai e filho; lealdade... Tudo muito bem dirigido e com boas atuações. Tom Hanks está cada vez melhor, digam o que disserem dele. Estou admirada com a versatilidade deste ator, que começou fazendo comédias "bobas" (eu gosto de muitas delas) e hoje em dia tem no curriculum ótimos filmes de gêneros diferentes, como Philadelfia, Forrest Gump, Náufrago, e Prenda-me se for capaz. Outro que, mesmo ao lado de gente tão experiente, acabou não se intimidando foi o garoto Tyler Hoechlin, que faz o filho mais velho de Tom Hanks, Michael Jr. O garoto tem futuro.
Enfim, é um bom filme para aqueles que gostam do estilo. Todos os elementos do gênero noir estão ali presentes. Talvez alguns não vão gostar pois não é daqueles gêneros de fácil aceitação. Mas para quem é fã, é um bom filme. Fiquei curiosa para ler a HQ.
Fico feliz que Hollywood resgate de vez em quando alguns gêneros "esquecidos", como o que aconteceu com os musicais, nos últimos anos. É muito bom ver que o que é bom, retorna. :-) Nota: 7.
Melhor cita??o do filme: "Eu percebi então que o único medo do meu pai era que o seu filho seguisse pelo mesmo caminho. E esta foi a última vez que eu segurei uma arma." (Michael Sullivan, Jr - Tyler Hoechlin)
ESTRADA PARA A PERDIÇÃO (Road to perdition) - 2002 - G?nero: Drama - Dire??o: Sam Mendes // Tom Hanks, Tyler Hoechlin, Paul Newman, Jude Law.

Nenhum comentário: