sexta-feira, 9 de janeiro de 2004

A MÁQUINA DO TEMPO (THE TIME MACHINE):

O que você faria se tivesse uma máquina do tempo em suas mãos? Muita gente já imaginou isto. Muitos filmes foram feitos sobre o assunto. Muita coisa já foi escrita. A Máquina do Tempo é baseado no livro homônimo de H. G. Wells. Esta não é a primeira versão do livro para o cinema. Mas a grande diferença aqui é a direção, que ficou à cargo do bisneto do autor.
Em entrevista sobre o filme, o diretor Simon Wells, disse que a pressão foi grande. E que tem certeza de que o trabalho ficou muito bom, já que ele está intimanmente ligado à história. Simon cresceu ouvindo a história que seu parente ilustre escreveu.
Infelizmente, terei que discordar de Simon. Eu nunca li a história escrita por seu bisavô, o que faria sem problema algum. Gosto muito de histórias de ficção. Mas não fiquei muito satisfeita com esta versão cinematográfica.
A história começa bem: Alexander Hartdegen (Guy Pearce) é um cientista "desligado", que estuda o comportamento do tempo e é muito interessado pela vida moderna. Apaixonado por Emma (Sienna Guillory), decide pedir sua mão em casamento. Mas uma tragédia acontece e Emma morre. Inconformado, Alexander mergulha mais ainda em seus estudos e inventa uma máquina do tempo. Com ela, Alexander quer salvar a vida de sua amada.
Até aí tudo bem. Diria até que o filme é bem legal quando mostra a dor de Alexander e seu amor pela namorada. Mas em um acidente em uma de suas viagens, Alexander vai parar à 800.000 anos no futuro, numa época muito estranha, com tribos humanas se degladiando: O povo que vive na superfície e os que vivem embaixo da terra. E é exatamente nesta parte que eu acho que o filme degringola. Esta parte se torna muito chata. Longa demais... E os atores não estão bem. Nem Jeromy Irons, que considero um ator muito bom, consegue escapar. Aliás, o que anda acontecendo com ele, hein?
Talvez o problema seja do conto. Eu não sei bem. Mas do meio em diante o filme se torna tão chato que não me espantaria se a maioria das pessoas desistissem de vê-lo.
Sinceramente, não recomendo. Acho que nem os fãs de ficção, como eu, irão gostar. Nota: 5.
Melhor citação do filme: "Nós todos temos nossas máquinas do tempo. Algumas nos levam ao passado. Elas são chamadas de memórias. Algumas nos levam ao futuro. Elas são chamadas sonhos." (Über-Morlock - Jeremy Iron)
A MÁQUINA DO TEMPO (THE TIME MACHINE) - 2002 - Gênero: Ficção - Direção: Simon Welles // Guy Pearce, Mark Addy, Phyllida Law, Sienna Guillory, Max Baker, Samantha Mumba.

Nenhum comentário: