sábado, 12 de novembro de 2005

2 FILHOS DE FRANCISCO - A HISTÓRIA DE ZEZÉ DE CAMARGO & LUCIANO (IDEM):
Este filme é um exemplo de quanto o preconceito é burro. E vou usar o meu exemplo para demonstrar. Assim que ele foi lançado nas salas de cinema, eu sequer cogitei gastar meu pouco dinheirinho em um ingresso para ver a história de Zezé di Camargo & Luciano. Por quê? Porque eu detesto música sertaneja, ora! Nada me faria ir ao cinema, nem mesmo alguns amigos que foram assistir e, empolgados, me diziam que gostaram muito.
Acontece que nada é tão convincente para um capricorniano-mão-fechada como eu, do que uma promoçãozinha. Um belo dia, os cinemas Cinemark fizeram uma promoção em que um ingresso de filme nacional custava R$2. Aí estava a minha chance! Dei o braço a torcer e fui alegremente assistir a sessão sobre a vida dos sertanejos.
Digo agora, sem o menor constrangimento, que saí do cinema com os olhos vermelhos de tanto chorar. O filme é lindo e de muito bom gosto. Nem o fato de que só tinha música sertaneja na trilha sonora me deixou chateada. Muito pelo contrário. Se não fosse assim, não teria a mesma graça. Chorei sim! Chorei muito! Igual criança!
Parte do que faz o filme ser tão legal como é são os dois garotinhos que fazem o Zezé Di Camargo quando era pequeno (Dablio Moreira) e Emival (Marcos Henrique). Os dois são lindos, tem talento, convenceram com seus personagens. Metade das minhas lágrimas foi por culpa deles. A outra, foi por causa da Dira Paes, que faz a mãe, Helena. Já Ângelo Antônio, que interpreta o pai, Francisco, também merece destaque. Ele pegou bem o tom do personagem, um homem simples e sonhador, que quer mais para os seus filhos. 2 Filhos de Francisco só perde o ritmo quando as crianças crescem. Aí, achei que ficou chato e monótono.
Enfim, é mais um filme nacional da nova safra, que merece ser visto. Com direção e produção muito nem cuidadas. Eu já imaginava que não entraria para as indicações do Oscar. Mas não tem problema. Ele serviu para me dar lições: devemos estar abertos às novas possibilidades. Nota: 7.
Melhor citação do filme: "Não é porque os meninos são meus filhos. É que a música é boa mesmo." (Francisco - Ângelo Antônio).
2 FILHOS DE FRANCISCO - A HISTÓRIA DE ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO (Idem) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Breno Silveira // Ângelo Antônio, Dira Paes, Lima Duarte, Jackson Antunes, José Dumont, Paloma Duarte, Márcio Kierling, Dablio Moreira, Marco Henrique, Thiago Mendonça // Imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: