sábado, 12 de novembro de 2005

A NOIVA CADÁVER (THE CORPSE BRIDE):
Tim Burton é um diretor, digamos assim... único. Daquele tipo que olhamos a obra e já sabemos de quem é. Quando é preciso alguém para dirigir filmes sombrios, bizarros, com personagens estranhos, é a ele que Hollywood recorre. Não que isto seja um problema. Acho que filmes como Edward Mãos de Tesoura, ou até o mais recente "A Fantástica Fábrica de Chocolate" não teria o mesmo "charme" se não fosse por ele. Agora, Burton volta para o mundo da animação. Claro que A noiva cadáver é muito parecido visualmente com sua primeira incursão neste tipo de mídia: O estranho mundo de Jack. Eu não sei de qual eu gosto mais. Sou uma das admiradoras do diretor.
Mesmo com o visual dark, A noiva cadáver é uma história de amor. Entre vivos e vivos e entre mortos e vivos. Victor Van Dort (voz do "eterno muso" do diretor, Johnny Depp) é um jovem muito inseguro. Sua família vive da venda de peixes e estão muito bem financeiramente. Ele está sendo obrigado a casar com Victoria Everglot (Emily Watson), de uma família nobre, mas falida. Victor tem dúdvidas quanto ao casamento, mas quando conhece a noiva se apaixona. Acontece que ele não consegue decorar os votos. Ele vai treiná-los em uma floresta e acaba se envolvendo com uma outra mulher. Uma noiva que foi assassinada pelo seu pretendente. A noiva cadáver pensa que os votos foram para ela e o leva para o mundo dos mortos, mesmo vivo. Victor faz de tudo para retornar.
Gostei muito do enredo de A noiva cadáver porque mesmo sendo uma fantasia, há um quê de realidade. Os amores impossíveis, os amores possíveis e a crueldade dos homens. Melhor impossível. Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Pode um coração se partir novamente depois de ter parado de bater?" (Barkis Bittern - Richard E. Grant) THE CORPSE BRIDE (Corpse bride) - 2005 - Gênero: Animação - Direção: Tim Burton // Johnny Depp, Helena Bonhan Carter, Emily Watson, Tracey Ullman, Paul Whitehouse, Richard E. Grant. Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: