domingo, 8 de outubro de 2006

CIDADE BAIXA (LOWER CITY):
Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) são dois jovens que possuem um barco chamado Dany Boy e fazem transporte de carga na região Nordeste do Brasil. Tentam ganhar a vida desta forma, mas nem sempre encontram frete. Eles se conhecem desde a infância e a amizade e parceria são grandes. Um ajuda o outro sempre. Em uma dessas andanças conhecem Karinna (Alice Braga) uma jovem prostituta do Espírito Santo que deseja chegar a Salvador para ganhar a vida, conhecer um gringo rico no Carnaval e se dar bem. Ela pega carona com os dois amigos.
A partir daí a vida deles se mistura para valer. Um triângulo amoroso é criado e a impressão desde o princípio é que isto não vai acabar bem. A verdade é que os três se gostam da mesma forma. Não há uma escolha a ser feita por cada um. Os amigos começam a trabalhar na mesma casa de prostituição que Karinna, ajudando as "meninas" em momentos mais difíceis e perigosos e para dar golpes. Mas conforme o envolvimento dos três cresce, a parceria vai se desmanchando.
Cidade Baixa é um filme muito visceral. Todos os sentimentos e atitudes vão ao extremo. Foca na vida do trio, mas ao mesmo tempo mostra a vida difícil dos moradores desta região da Bahia.
As imagens muitas vezes me lembram ao livro "O Cortiço", de Aluísio Azevedo. As pessoas vivem em estado de pobreza extrema. Muitas vezes se assemelham a animais. Os intintos básicos presentes o tempo inteiro, como o sexo, a violência e a sobrevivência.
Vale a pena assistir. O trabalho do elenco e da direção é muito bom e singelo ao tratar do triângulo e seus sentimentos de dor, amor, sofrimento e desespero. Vale a pena assistir. Mas é bom lembrar que possui cenas de sexo e algumas pessoas ainda se chocam com isso.
Nota: 9.
Melhor citação do filme: Não tô me lembrando agora.
CIDADE BAIXA (LOWER CITY) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Sérgio Machado // Wagner Moura, Alice Braga, Lázaro Ramos // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: