terça-feira, 3 de outubro de 2006

VOLVER (IDEM):
O filme começa no dia em homenagem aos mortos na Espanha. Mulheres de uma cidadezinha no interior do país se unem para limpar os túmulos daqueles que se foram. Algumas contam histórias dos antepassados. E através destas histórias conhecemos duas irmãs: Raimunda (Penelope Cruz) e Sole (Lola Dueñas). Ambas são mulheres batalhadoras, mas com compotamentos diferentes. Raimunda, a mais impetuosa, vive em Madrid com sua filha adolescente Paula (Yohana Cobo), e o atual marido. Já Sole está separada e trabalha como cabeleireira ilegalmente dentro do seu próprio apartamento. Anos atrás, as duas perderam os pais em um terrível incêndio.
Raimunda vive um momento difícil quando sua filha mata, por legítima defesa, o padrasto que queria estupra-la. Já Sole se vê as voltas com o fantasma de sua mãe.
A trama de Volver é cheia de reviravoltas e tem todo aquele clima de filme de Almodóvar. Você já identifica que o filme é dele sem sequer ler sobre isso. Desta vez, ele retorna ao universo feminino para falar das dores e tristezas das personagens. E como é um filme de Almodóvar é recomendável que se assista, mesmo que você não goste do diretor. Eu gostei mais deste do que de Má Educação. Mas não sou tão entendida assim sobre a cinegrafia dele. Nota: 7.
Melhor citação do filme: "Sinto cheiro de... peido. O peido da minha mãe." (Raimunda - Penelope Cruz) [muito singela!]
VOLVER (Volver) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Pedro Almodóvar // Penelope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: