quarta-feira, 11 de outubro de 2006

EFEITO BORBOLETA (THE BUTLERFLY EFFECT):
O estudante de psicologia Evan Treborn (Ashton Kutcher) sofre de "apagões" de memória desde que era criança. Esses blackouts sempre surgiam em momentos de muita dor e sofrimento. Desta forma, Evan não conseguia se lembrar de nada. Também desde menino ele era apaixonado por Kayleigh Miller (Amy Smart), sua amiga de infância. Mas as suas vidas se separaram e se tornaram muito diferentes por conta de algumas tragédias que aconteceram nas suas vidas e nas de seus amigos.
Agora, estas memórias bloqueadas de Evan estão voltando. E é neste momento que ele descobre quem ele é de verdade. É neste momento que ele descobre que pode voltar no tempo e modificar sua vida e de seus companheiros de infância. Mas cada vez que ele volta no tempo e modifica alguma coisa acaba criando uma realidade no presente completamente diferente. E nem sempre muito boa.
Efeito Borboleta é um nome perfeito para este filme. Para quem não sabe, ele vem da "Teoria do Caos" e quer dizer que qualquer pequena atitude pode criar uma reação em cadeia e mudar o curso das coisas ("O bater de asas de uma borboleta pode mudar o clima do outro lado do mundo"). E é o que acaba acontecendo cada vez que Evan tenta mudar alguma coisa. É o famoso "brincar de Deus".
O filme é bem legal. Tem uns buracos no roteiro, mas nada que estrague tudo. Muito pelo contrário. Não fui ver no cinema porque tenho implicância com o Ashton Kutcher desde que vi Cara, cadê meu carro. Mas ele está bem em seu primeiro papel sério. É um filme que te faz pensar sobre a vida, sobre decisões e mudanças.
Efeito Borboleta tem um pouco de drama e de ficção científica. Mas para mim, o que ficou mais marcante é que ele também é um filme de amor. Porque o tempo inteiro Evan tem Kayleigh (esse nome, aliás, é lindo! Como na música!) como foco. Ele quer salva-la, ajuda-la o tempo inteiro. E o final é um dos mais legais que eu já vi na vida! (Claro que eu não vou contar, né?)
Nota: 9.
Melhor citação do filme: Existem várias citações muito legais neste filme, incluindo diálogos. Mas eu escolhi dentre todos apenas uma frase que resume bem o filme.

"Você não pode brincar de Deus, filho!" (Jason Treborn - Callum Keith Rennie)

EFEITO BORBOLETA (The butterfly effect) - 2004 - Gênero: Drama - Direção: Eric Bress & J. Mackye Gruber // Ashton Kutcher, Amy Smart, Elden Henson, William Lee Scott, Eric Stoltz, Callum Keith Rennie, Mellora Walters // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: