domingo, 27 de abril de 2003

HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA (HARRY POTTER AND THE CHAMBER OF SECRETS):

Antes de começar a escrever sobre o filme Harry Potter e a Câmara Secreta, preciso esclarecer uma coisa. Sou fã dos livros do pequeno mago! Já li todos e aguardo ansiosamente o lançamento do próximo número. Minha paixão pelas aventuras de Harry começou no cinema, assistindo ao primeiro filme. Amei aquela aventura feita para crianças. Mesmo já tendo passado e muito dessa fase. Aliás, muitos até fazem brincadeiras comigo por gostar de Harry Potter. Mas eu não ligo. Os livros são sensacionais! Daquele tipo de livro que vc começa a ler e não consegue parar! Tem sempre alguma aventura, sempre algum mistério... Se vc parar de ler vai perder toda a emoção. Além de ser fã, ainda espalhei dentro de minha própria casa esta "adoração" pelo personagem: Todo mundo já leu algum livro dele graças a mim. E o pior: gostaram!
Quando fui assistir Harry Potter e a Pedra Filosofal ainda não tinha lido nenhum livro da série. Mas por ter gostado tanto do filme, comecei a comprar e ler toda a coleção. Daí, surge um pequeno problema. Como eu já conhecia a estória do segundo livro, para mim não havia surpresas. De certa forma, o filme foi menos empolgante. Foi legal ver tudo aquilo q estava escrito no livro se materializando na tela do cinema. Mas acho que quando vi sem saber a estória foi mais divertido.
Mas não pensem que isto quer dizer que Harry Potter e a Câmara Secreta é ruim. Ele é melhor do que o primeiro filme. Eu diria até que é um filme mais adulto e assustador! Mas como eu sabia tudo que ia acontecer não fiquei muito surpresa...
O filme conta as aventuras de Harry (Daniel Radcliffe) e seus amigos no segundo ano em Hogwarts (Escola de Magia e Bruxaria). Harry ainda vive com seus tios "trouxas" (aqueles que não são magos) na Inglaterra. Estes continuam o tratando mal. Perto de seu aniversário de 12 anos, Harry recebe a visita de Dobby, o elfo doméstico (voz de Toby Jones), em seu quarto. Dobby tenta convencer Harry a não voltar para Hogwarts, pois muitos perigos vão ocorrer na escola. Mas Harry decide ignorar os avisos de Dobby.
Logo no começo descobrimos que Dobby estava certo. Alunos estão sendo petrificados nos corredores de Hogwarts e ninguém sabe quem é o culpado disto. Junto com os ataques aparecem frases escritas à sangue nas paredes do castelo, do tipo: "Sangues ruins cuidado. A Câmara secreta foi aberta". Observação: Sangues ruins são aqueles que não descendem de famílias de bruxos "puros". São aqueles que possuem um dos pais "trouxa". Interessante um livro infantil falar sobre preoconceito de raças. É sutil, mas acho válido.
A escola fica em polvorosa. Ninguém sabe onde fica a tal câmara. Segundo a lenda, a Câmara secreta foi construída por Salazar Sonserina e contém um monstro q só o herdeiro deste pode controlar. As suspeitas sobre quem é o tal herdeiro recaem sobre o próprio Harry. Ele sempre é visto no lugar dos ataques. O próprio Harry entra em dúvida sobre sua descedência. Ele não conhece seu passado afinal. Poderia ser mesmo o herdeiro de Sonserina. Sua dúvida fica ainda maior porque ele consegue ouvir a voz do monstro que está atacando os alunos. Harry, Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) tentam descobrir o que há por trás deste novo mistério.
Uma coisa que me impressionou muito neste novo filme foram as crianças. Elas cresceram muito. E não estou falando só em altura e nas mudanças de timbre de voz dos meninos. Todos os personagens principais estão mais seguros de si. Daniel Radcliffe parece que assumiu de vez seu papel como Harry. E Rupert Grint está engraçadíssimo como Ron Weasley. Além disso, destaque para o novo professor falcatrua de Defesa contra as artes das trevas, Gilderoy de Lockheart, interpretado por Keneth Branagh. Engraçadíssimo!
Agora, só me resta esperar por duas coisas: "Harry Potter e a Ordem da Fênix" (o 5o livro) e "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban" (o terceiro filme).
Nota: 8.
Melhor frase do filme: "Não são nossas habilidades que mostram quem nós somos de verdade. São nossas escolhas..." (Dumbledore - Richard Harris)
HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA (Harry Potter and the Chamber of Secrets) - 2002 - Gênero: Aventura - Direção: Chris Columbus // Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Harris, Maggie Smith, Robbie Coltrane, Alan Rickman, Kenneth Branagh, Tom Felton, Jason Isaacs, Toby Jones, Julie Walters, Bonnie Wright, Mark Williams.

Nenhum comentário: