domingo, 11 de dezembro de 2005

ADEUS, LÊNIN! (GOODBYE LENIN!):
Vou fazer uma declaração que para alguns pode ser bombástica, mas é o que eu penso. Adeus Lênin é um filme de amor. Sim, de amor... Amor de filho. Claro que ele faz críticas sobre a situação da Alemanha Oriental após a união com a Ocidental, mostrando um lado desconhecido para alguns. Mas isso tudo é pano de fundo. O principal aqui é a dedicação e o amor incondicional de um filho a uma mãe que está doente.
Christianne Kerner (Katrin Sab) cria seus dois filhos sozinha desde que seu marido se mudou para a Alemanha Ocidental. Desde então, se transforma em uma militante radical dos ideais comunistas. Em 1989 ela sofre um ataque e entra em coma e sequer testemunha a queda do muro de Berlim e a unificação. O médico diz a seus filhos Alex (Daniel Brühl) e Ariane (Maria Simon) que ela não pode sofrer emoções fortes. Alex acredita que é melhor para a mãe não saber da união das Alemanhas e da adoção do estilo capitalista no país. E aí começa uma série de confusões para manter a mentira. Essa parte aliás, é muito engraçada e bem bolada. Vira uma paranóia dos diabos!
É um filme realmente legal! Nota: 9.
ADEUS, LÊNIN! (Goodbye Lenin!) - 2003 - Gênero: Drama - Direção: Wolfganger Becker // Daniel Brühl, Katrin Sab, Maria Simon, Chulpan Khamatova, // Fonte da Imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: