terça-feira, 31 de janeiro de 2006

MARIA CHEIA DE GRAÇA (MARÍA FULL OF GRACE):
María é uma adolescente colombiana que trabalha em uma fábrica. Com o pouco dinheiro que recebe, ela precisa sustentar sua mãe, sua irmã e seu sobrinho. Acontece que María passa o pão que o diabo amassou no trabalho. É maltratada pelo chefe e sofre todo o tipo de humilhação. Para piorar sua situação, María ainda descobre que está grávida, mas não quer casar com o namorado, porque não gosta dele o suficiente. Quando decide abandonar o emprego por causa das humilhações, ela ainda é rechaçada pela família. María tem a vida muito parecida com a de muitas pessoas que vivem em países do chamado "Terceiro Mundo". E como essas pessoas, aprende que precisa se virar de alguma forma para sobreviver. Mesmo que não seja de uma forma legal. Ela recebe o convite para ser "mula" e levar drogas para os Estados Unidos e aceita.
Maria Cheia de Graça é um filme comovente e realista. Mostra bem o que é a total falta de perspectivas na vida dos jovens nos países da América Latina. A atriz que faz a Maria, Catalina Sandino Moreno, está ótima no papel. Ela consegue passar toda a tristeza e desesperança da personagem. As cenas em que Maria engole as drogas são tensas. Mas o filme peca em um detalhe: o ufanismo aos Estados Unidos. Quando Maria chega no país é como se ela estivesse na "Terra dos Sonhos". Tudo começa a melhorar para ela. E todos nós sabemos como os Estados Unidos tratam seus imigrantes. Principalmente os ilegais. Mas, fazer o que... Nada pode ser perfeito. Esse detalhe vai desagradar muito aos mais anti-americanos. Mas no geral é um ótimo filme. Comove e faz pensar. Nota: 8.
MARIA CHEIA DE GRAÇA (María full of grace) - 2004 - Gênero: Drama - Direção: Joshua Marston // Catalina Sandino Moreno, Yenny Paola Vega, Johanna Andrea Mora // Fonte da Imagem: IMDB.

Nenhum comentário: