sábado, 11 de fevereiro de 2006

AOS TREZE (THIRTEEN):
Tracy Freeland (Evan Rachel Wood) era uma menina comum. Daquelas que todo mundo já conheceu na vida, mas mal se lembra dela. Tirava notas A, era inteligente, aplicada, gostava muito de escrever e tinha poucos amigos. Sua família era totalmente desestruturada. Seus pais se separaram e ela odeia o novo namorado da mãe. E seu pai já tem uma nova família e nunca a procura. Ao entrar no segundo grau Tracy quer mudar este quadro. Faz de tudo para ser amiga da garota mais popular do colégio: Evie Zamora (Nikki Reed - também roteirista do filme). Esta, não é popular por ser "patricinha" ou cheerleader. Evie é selvagem. A amizade das duas cresce a medida que o comportamento da inocente e perdida Tracy muda. Evie apresenta a ela um mundo novo e totalmente diferente do que ela conhece. Tracy passa a conhecer as drogas, o sexo, os pequenos delitos e... a traição.
Aos treze é um filme muito interessante e delicado. Talvez por ter tido a colaboração no roteiro de uma das adolescentes, ele passa uma verdade incrível sobre o período de vida mais confuso que nós temos. O tempo em que tudo que aprendemos com nossos pais pode vir de encontro com o que o mundo nos ensina. E quem não for forte o suficiente e não tiver uma família muito bem estruturada pode sucumbir.
O impressionante no filme, para mim, é a força de interpretação das meninas. Nikki Reed e Evan Rachel Wood interpretaram com veracidade, sem cair no estereótipo. Como também são adolescentes, sabem muito bem do que se trata cada tema abordado ali. Aliás, Hollywood deveria investir mais em adolescentes interpretando papéis de adolescentes e não em colocar gente de 30 ou mais idade nestes papéis. Holly Hunter, que interpreta Melanie Freeland, mãe de Tracy, também está fantástica. Ela começa mostrando uma mãe ausente e desatenta, passa pelo desespero pelas atitudes da filha e chega ao perdão com a mesma força. Aos treze deveria ser recomendado a pais e a adolescentes. De repente, eles se entenderiam um pouco mais. Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Se todo mundo casasse com alguém de uma raça diferente, depois de uma geração, não haveria preconceito." (Tracy - Evan Rachel Wood)
AOS TREZE (Thirteen) - 2003 - Gênero: Drama - Direção: Catherine Hardwicke // Holly Hunter, Evan Rachel Wood, Nikki Reed, // Fonte da Imagem: IMDB.

Nenhum comentário: