quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (BROKEBACK MOUNTAIN):
Antes de começar a falar sobre o filme em si quero fazer um parêntesis aqui. Eu fico impressionada como, em pleno século XXI, o preconceito ainda impere. Gosto muito de observar a reação das pessoas no cinema. E desta vez foi vergonhosa. Nas cenas de amor, várias vezes a gente ouvia aqueles risinhos debochados na sala. Estava ficando irritante. Até que alguém pediu silêncio e as coisas melhoraram. O que eu não entendo é: Por que estas pessoas vão assistir a algo que elas não toleram? Todo mundo sabia que este filme falava sobre o amor entre dois cowboys. Então, não foi por pura ignorância.
Mas deixando a minha indignação de lado, vamos ao que interessa. Minha curiosidade em ver Brokeback Mountain era a mesma de quase todo mundo: Como é que eles iam tratar do amor entre dois homens neste filme? E ainda mais dois cowboys, os ícones da masculinidade americana. Não conheço o conto que deu origem, mas percebi que o diretor Ang Lee tratou do assunto de uma forma muito poética. O único problema que eu encontrei é que o amor entre Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) aconteceu rápido demais. Tão rápido que eu nem percebi. Acho que Ang Lee perdeu tempo demais mostrando a paisagem e o trabalho diário dos cowboys na montanha. Não senti insinuação nenhuma entre eles. Tanto que, quando eles estão para se separar pela primeira vez, eu achei que Ennis estava preocupado por arrependimento e não por amor.
Mas depois, acabei entrando na história. O filme narra toda a vida dos cowboys e seus encontros fortuitos. Ambos casam, tem família, mas jamais esqueceram o tempo que passaram na montanha e seu amor um pelo outro. O conflito interno de Ennis que, ao contrário de Jack, não quer deixar tudo pelo seu amor é comovente.
O segredo de Brokeback Mountain é uma obra-prima sobre o amor impossível. Mas não achava mesmo que ele deveria ser considerado o melhor filme para ganhar o Oscar. Não sou muito ligada em filmes de amor. Tudo bem que este é mais um da categoria de filmes que tem finais infelizes - meu tipo de romance de cinema. Mas gostei muito do que vi. Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Quer saber? A verdade é... que às vezes eu sinto tanto a sua falta que mal posso aguentar." (Jack Twist - Jake Gyllenhaal)
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUTAIN (Brokeback mountain) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Ang Lee // Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Anne Hathaway, Randy Quaid // Fonte da Imagem: IMDB.

Nenhum comentário: