terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

PONTO FINAL (MATCH POINT):
Vou começar este texto com um comentário bem óbvio: Woody Allen é um gênio. Ele pode até não ser uma unânimidade, mas seus filmes figuram entre os melhores. Quando eu era mais nova, não gostava muito do diretor. Pura falta de maturidade. Woody Allen não é para qualquer um. Mas cresci e agora ou fã. Nos últimos tempos, seus filmes estavam no patamar mediano. Mas Ponto Final veio para dar uma guinada nessa história.
Para os desavisados, o ritmo do filme pode até ser lento e cansativo. Mas ele esconde momentos de genialidade. Sabe quando o filme dá aquela virada? Pois é... Preste atenção no começo e no fim.
A história de Ponto Final parece bem trivial e comum. Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) é um jovem profissional de tênis. Ele deixa este mundo para dar aulas particulares a milionários. Faz amizade com um deles e se infiltra na sua família. Tom Hewett (Mathew Goode), o milionário, o convida para um fim de semana em sua mansão no campo. Ele vai e é apresentado a toda família. A irmã de Tom, Chloe Hewett (Emily Mortmer) se encanta pelo rapaz. Mas Chris fica louco com a noiva de Tom, Nola Rice (Scarlett Johansson). Eles passam boa parte do tempo flertando. Meses depois, Chris está casado com Chloe e há um reencontro. Nola está separada de Tom há muito tempo. Os dois começam um caso. E o rapaz fica dividido entre o amor selvagem que sente por Nola e a vida confortável e monótona que tem com a mulher.
Mas a história não pára por aí. Só que não contarei a reviravolta, porque senão perderia graça. Do nada, o filme se transforma de um melodrama comum em história policial com um final sensasional! Amei! E tomara que Woody não perca mais a mão nos seus filmes... Nota: 10
Melhor citação do filme: "O homem que disse 'prefiro ser sortudo que bom' entendeu o sentido da vida. As pessoas não tem noção do impacto que um instante de sorte oferece. Existem momentos em uma partida de tênis quando a bola bate no topo da rede e, por um segundo, permanece no ar. Com um pouco de sorte, a bola cai do outro lado e você vence. Ou talvez ela não caia, e você perde." (Chris Wilton - Jonathan Rhys Meyers)
PONTO FINAL (Match Point) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Woody Allen // Jonathan Rhys Meyers, Brian Cox, Penelope Wilton, Emily Mortimer, Scarlett Johansson // Fonte da Imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: