quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (MEMOIRS OF A GUEISHA):
Assim que vi anúncios deste filme decidi que ia vê-lo. Eu gosto muito da cultura japonesa. Tudo bem que os atores deste são quase todos chineses. Mas para mim não fez diferença. Mas tem uma coisa que ficou muito evidente para mim quando comecei a assistir. Embora o filme seja baseado na cultura japonesa ele era realmente dirigido por um ocidental. Quer saber como eu senti isso? Por causa da "mão pesada". Explico: um diretor japonês (ou chinês) ia explorar as belezas da cenografia, a arte de ser gueixa, a cultura de seu país. Mas aqui, embora o filme tenha sua beleza e seu mérito, vemos cenas muito rápidas para os padrões japoneses. Cenas não-delicadas em um filme com um tema tão singelo.
Em 1929, Chiyo (Suzuka Ohgo), uma menina de nove anos, filha de pescadores, é vendida com sua irmã para um mercador. Este as repassa para duas casas de gueixas diferentes. Chiyo faz de tudo para encontrar a sua irmã e fugir com ela da cidade. Mas seus planos dão errado e ela passa a ser maltratada na casa de gueixas de onde veio. Seu maior problema era Hatsumomo (Li Gong). A maior gueixa de sua casa maltrata a menina o tempo todo e a coloca em diversas confusões. Nesta mesma época, Chyo conhece "o presidente" (Ken Watanabe), que vai se tornar o amor de sua vida.
Ao crescer, a menina é comprada por Mameha (Michelle Yeoh), que quer transformá-la em uma gueixa de verdade. A partir daí, Chiyo deixa de existir e nasce Nitta Sayuri (Ziyi Zhang). Ela se transforma na maior gueixa de todos os tempos. Mas a Segunda Guerra atinge o Japão e tudo muda. Sayuri precisa sobreviver, viver seu amor e reviver a arte das gueixas.
Não me decepcionei com o filme. Gostei muito, embora tenha sentido a falta de sensibilidade do diretor com o filme. Mas isso é preciosismo meu... Não dá pra incomodar. Gostei tanto do filme que agora eu quero ler o livro. Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Lembre-se, Chiyo, gueixas não são cortesãs. E nós não somos esposas. Nós vendemos nossas habilidades, não nossos corpos. Nós criamos um mundo secreto, um lugar de beleza. O significado de 'gueixa' é artista e ser uma gueixa é ser julgada como uma peça de arte ambulante." (Mameha - Michelle Yeoh)
MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA (Memoirs of a gueisha) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Rob Marshall // Ziyi Zhang, Michelle Yeoh, Ken Watanabe, Li Gong, Suzuka Ohgo // Fonte da Imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: