sexta-feira, 14 de abril de 2006

MENINA DE OURO (MILLION DOLLAR BABY):
Às vezes, um filme pode ter baixo orçamento, pouca publicidade e se tornar um sucesso. Pode ser pela propaganda "boca a boca" ou por causa do seu bom roteiro. Estava muito curiosa para saber o que tinha levado Menina de Ouro a ganhar o Oscar de melhor filme. Infelizmente não consegui vê-lo no cinema, mas quando vi em vídeo entendi tudo. O prêmio foi merecido sim. Às vezes, uma história simples, executada também desta forma, pode conquistar.
Menina de Ouro tem como personagens principais Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) e Frankie Dunn (Clint Eastwood). Ela, uma moça de 30 anos que trabalha como garçonete e sonha em ser alguém melhor. Ele, um treinador de boxe que não acredita nas pessoas, em Deus ou em qualquer outra coisa. No meio destes dois personagens opostos há Eddie Dupris (Morgan Freeman), ex-lutador que agora trabalha na academia de Frankie e serve de consciência, praticamente o "grilo falante" dos dois personagens. Maggie deseja ser lutadora de boxe e quer que Frankie a treine. Ele não quer porque ela é considerada velha para o esporte. Mas a determinação imbatível da moça acaba convencendo Frankie. Maggie se esforça demais e enche de orgulho seus treinadores. Frankie decide então coloca-la para lutar oficialmente. Maggie, ao contrário das expectativas, vai vencendo cada uma delas.
Vocês poderiam pensar: "ah, tá... Qual a grande novidade nessa história? É praticamente o 'Rocky Balboa' de saias...". Mas o filme não é só isso. Quando você pensa que ele vai se tornar monótono e previsível acontece uma reviravolta. E o filme se torna um drama maior ainda, que nos faz pensar o que faríamos se estivéssemos no lugar dos personagens.
Nunca fui fã de Clint; nunca acompanhei seu trabalho como ator ou diretor. Já vi alguns destes trabalhos, mas nunca prestei atenção. Mas esse filme é mesmo especial. Especial e simples. Um ótimo trabalho! Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Mo cuishle significa minha querida. Meu sangue". (Frankie Dunn - Clint Eastwood)
MENINA DE OURO (Million dollar baby) - 2004 - Gênero: Drama - Direção: Clint Eastwood // Hilary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: