segunda-feira, 24 de abril de 2006

V DE VINGANÇA (V FOR VENDETTA):
Não sei como será até o fim do ano, mas definitivamente V de Vingança é um dos melhores filmes que vi até agora. Ele é baseado em uma HQ de mesmo nome do mestre Allan Moore embora, dizem por aí, ele não tenha gostado de algumas coisas. V de vingança se tornou um filme polêmico e sensacional.
Ele começa mostrando a história de Guy Fawkes, um cara que no século XVII resolveu que ia explodir o Parlamento Inglês, em Londres, para acabar com injustiças. Anos depois, num futuro distante (mas se o mundo continuar nessa rota, nem tão distante assim...), o planeta está dividido por causa de uma guerra. Os Estados Unidos não são mais a potência máxima da economia mundial e foi arrasado. A Inglaterra foi pouco influenciada fisicamente mas seu governo, personificado na figura do chanceler Adam Sutler (John Hurt), se tornou ditador, paranóico, totalitário e fascista. Neste clima, os cidadãos têm que passar por absurdos como ter um horário em que não podem sair de casa à noite. Evey Hammond (Natalie Portman) resolve desobedecer essa regra e quase se dá mal. Policiais estão perto de a prender e torturar quando um homem usando a máscara de Guy Fawkes e todo vestido de preto aparece e a ajuda. A partir deste momento, conhecemos V (Hugo Weaving, sensacional!), um justiceiro que tem o mesmo ideal que o seu herói do século XVII: destruir o Parlamento Inglês e consequentemente o governo do país. V toma Evey como sua pupila e a moça é perseguida pela polícia. Ela não se atira no mundo dele de primeira, mas com o passar do tempo aprende que a pior coisa é ficar parada deixando-se ser dominada por políticas absurdas.
V de Vingança demorou a ser exibido por causa do toque de terrorismo que o filme tem. Mas isso é coisa dos americanos e de ingleses que acreditavam que Saddan Hussein tinham armas nucleares no Iraque. Se é que eles existem... O filme é muito mais do que isso... Resumí-lo como um filme pró-terrorista é analisar superficialmente. V de Vingança trata de muitos assuntos em voga na atualidade... Neonazismo, homofobia, preconceito, intolerância, paranóia belicista, controle de mentes e atitudes, paralisia social, etc. Não dá para acreditar que a pessoa saia do cinema pensando que seria legal explodir o Congresso Nacional com essa gama de coisas envolvidas.
Eu deveria ter seguido meus amigos na adolescência e me ligado em quadrinhos... Assim, não perdia essas coisas... Tô ficando fã de Allan Moore sem ter lido nenhuma de suas HQs. Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Se você está procurando por culpa só precisa olhar no espelho" (V - Hugo Weaving)
Melhor cena do filme: Quando V conclama os cidadãos ingleses para o dia 5 de novembro e eles se levantam! Sensacional!
V DE VINGANÇA (V for vendetta) - 2005 - Gênero: Ação - Direção: James McTeigue // Hugo Weaving, Natalie Portman, Stephen Rea, Stephen Fry, John Hurt // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: