segunda-feira, 26 de junho de 2006

POSEIDON (POSEIDON):
Na noite de ano novo, os passageiros e a tripulação do transatlântico Poseidon se preparam para comemorar. Todos com seus problemas, confusões, dramas e blá blá blá que não interessa... Mas o que eles não sabem é que ainda não enfrentaram o pior... No meio da festa, o comando do navio percebe que uma onda gigante vem em direção ao barco. Como eles se dão conta do perigo muito tarde, não conseguem "manobrar" (eu não sei termos náuticos!!!) a tempo. Resultado: a mega-onda quebra no navio e faz com que ele vire de cabeça para baixo (SENSACIONAL!!!). Muitos passageiros morrem, claro, e os que sobrevivem ficam presos no salão de baile à espera de socorro de algum navio próximo. Mas um grupo, liderado pelo jogador/mau-caráter Dylan Johns (Josh Lucas) resolve não pagar pra ver e tenta atingir o casco do navio para se salvar antes que ele afunde de vez.
Vocês repararam que eu não falei das histórias pessoais dos personagens? E sabe por que isso? Porque elas não importam, claro!!! O filme até menciona um ou outro problema mas não se aprofunda! Tem momentos-clichê, claro... Mas se passa tão rapidamente que nem dá pra perceber... E convenhamos que o que importa ali não é a vida de uma pessoa ou de um casal em crise e sim o acidente e como o ser humano luta para salvar sua vida em momentos como esse (Mesmo com os exageros do filme).
Agora eu preciso fazer a comparação inevitável com Titanic... Antes de mais nada, esclareço duas coisas: 1- ODEIO Titanic!!!!!!!!! (a não ser a partir da hora em que o navio bate no iceberg em diante); 2- Nunca vi o original de Poseidon. Sei que vou apanhar na rua mas vou dizer: prefiro Poseidon a Titanic. Sim, é verdade. Claro que os efeitos especiais do segundo são muuuuuuuito melhores... Nem vou questionar... Mas em matéria de roteiro! Enquanto o Titanic me dava nervoso com aquela historinha-de-amor-clichê-chatíssima-água-com-açúcar-que-não-me-convenceu, após a sessão de Poseidon saí da sala de cinema parecendo que tinha corrido uma maratona! Uma tensão só! E isso é que é maneiro! E daí que é um filme-pipoca? Pra mim, o que importa em um filme é a sensação que ele te causa. E o Titanic só me deu vontade de sair do cinema no meio da sessão...
O que faz Poseidon ser melhor do que o Titanic é não focar em pieguices... Não perder tempo com liçõeszinhas de amor que a gente acredita quando tem 15 anos. Os roteiristas simplesmente pulverizaram os dramas pessoais e foram ao que interessa num filme desse tipo: a ação! Nota: 7.
Melhor cena do filme: A "tsunami" batendo no navio...
Melhor citação do filme: "Nós não estamos muito certos do que houve aqui, mas nosso palpite é que fomos atingidos por uma onda gigante. Elas são raras, são imprevisíveis e são mortais. Agora, as boas notícias. No momento em que este navio foi atingido, o sinal do localizador GPS de emergência foi lançado. Então, nós estamos no máximo a algumas horas do salvamento. Atenção, façam um favor a vocês mesmos. Sigam as instruções dos meus comandados e fiquem calmos. Este salão é uma bolha gigante de ar que está segurando este navio. Assim que os compartimentos forem fechados, nós estaremos a salvo de vazamento de gás, fogo e de afundar. Nós estaremos salvos." (Captain Michael Bradford - Andre Braugher) POSEIDON (Poseidon) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Wolfgang Petersen // Kurt Russell, Josh Lucas, Richard Dreyfuss, Jacinda Barrett, Emmy Rossum, Mike Vogel, Andre Braugher// Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: