domingo, 29 de junho de 2003


CASAMENTO GREGO (MY BIG FAT GREEK WEDDING):
Filme despretensioso que chegou ao sucesso graças a um bom roteiro e a uma antiga forma de marketing: a propaganda boca-a-boca. O enredo não é original, mas a realização do filme e todo o resto é. Por isso temos uma comédia leve e divertida, para qualquer pessoa de qualquer idade assistir (e para alguns, até mesmo se identificar!).
Toula Portokalos (Nia Vardalos) é de descendência grega. Sua familia enorme é muito apegada à sua cultura. Toula porém, sempre questionou estes valores, por não concordar com alguns deles. Quando o filme começa, Toula tem 30 anos, trabalha no restaurante de seus pais, o Dancing Zorba´s, é solteira, sonhadora e tem baixa auto-estima. Sua família vive pegando no seu pé para que encontre logo um marido grego. Mas Toula é uma inquieta. Ela não se conforma em ter que ser apenas dona de casa, sem poder estudar, por exemplo.
Toula consegue a ajuda de sua mãe, Maria Portokalos (Lainie Kazan), para convencer seu pai, Gus Portokalos (Michael Constantine), a deixar q ela faça um curso de informática na faculdade. E ele acaba liberando, graças ao jeito todo especial de Maria para convencer o marido: fazer com que ele pense que a decisão final foi dele.
Toula parte então para o seu curso. E as coisas começam a mudar em sua vida. Primeiro ela consegue arrumar mais amigas. Depois, começa a ficar mais vaidosa. Qdo termina o curso, sua tia a deixa trabalhando em sua agência de viagens. É aí que ela revê um antigo cliente do restaurante do pai, por quem ela se apaixonou. Ian Miller (John Corbett), um professor universitário, acaba correspondendo a Toula. E aí começa toda a confusão: Ian não é de descendência grega.
É um filme que fala de tradição, de família, de amor, de aceitação de quem você é e do que você faz para alcançar seus objetivos. É cheio de tiradas engraçadas. Fiquei surpresa, e tenho que concordar com todos que me disseram que era muito legal. É mesmo! Nota: 8.
Melhor frase do filme: "Deixa eu te dizer uma coisa, Toula. O homem pode ser a cabeça na casa, mas a mulher é o pescoço. E ela pode fazer a cabeça ir para o lado que ela quiser. (Maria Portokalos - Lainie Kazan CASAMENTO GREGO (My big fat greek wedding) - 2002 - Gênero: Comédia - Direçao: Joel Zwick // Nia Vardalos, John Corbett, Lainie Kazan, Michael Constantine.

Nenhum comentário: