domingo, 22 de junho de 2003

DVD
E O VENTO LEVOU... (GONE WITH THE WIND):

A melhor coisa do mundo é você comprar DVD em promoção por R$19,90! Melhor ainda é se o filme que está em promoção seja o seu clássico preferido! Foi exatamente o que aconteceu comigo... Comprei E o Vento levou... em uma promoção por R$19,90 e a minha pequenina coleção ficou mais feliz com isso! :-))))
Ok, sou uma fã alucinada por E o vento levou.... Eu sempre assistia filmes, desde bem criancinha. Época em que nem entendia muito bem metade do q eu via. Mas qdo vi pela primeira vez a história de Scarlet O'Hara e da guerra do Norte contra o Sul dos EUA caí de amores pelo cinema de vez! E eu nem tinha idade suficente para saber o q era a tal guerra! Lembro até hoje: E o vento levou... passou pela primeira vez na Globo, em uma espécie de seriado no finzinho do horário nobre. Eu nem tinha idade pra ficar acordada até tão tarde... Mas conseguia dar um jeitinho de enrolar meus pais pra assistir, mesmo tendo aula de manhã no dia seguinte! :-)
Scarlet O'hara (Vivien Leigh) vive na fazenda Tara, em Atlanta, com seus pais e irmãs. Começa o filme como uma daquelas mocinhas que não se preocupam com nada além de conquistar um marido. E como é muito bonita tem vários pretendentes. Mas seu coração pertence a Ashley Wilkes (Leslie Howards) que em breve casará com Melanie (Olivia de Havilland), prima deste. Scarlet não se conforma com a situação. E enqto os homens se preocupam com a guerra que está para acontecer, ela só pensa em conquistar Ashley.
Mas todos os homens partem para a guerra. Menos Rhett Butler (Clark Gable), um aventureiro mal visto por todos. Este é o único que enfrenta Sacrlet de igual para igual, e sabe o segredo de seu amor por Ashley.
Eu não posso contar toda a história aqui. É grande demais e perde a graça se todo mundo fica sabendo antes. Eu não sei se existe alguém q ainda não viu E o vento levou..., mas mesmo assim não vou estragar tudo pra todo mundo. Só posso adiantar que Scarlet é uma heroína de verdade. Ela começa sua história de forma fútil e inocente, mas a guerra e todo o sofrimento que esta causa acaba amadurecendo-a numa mulher capaz de qualquer coisa para se manter e manter sua famíla. Até mesmo casar com homens ricos sem amá-los de verdade.
Scarlet é minha heroína desde q a "conheci". Foi a minha primeira visão de feminismo. Não um feminismo do tipo "eu odeio todos os homens!", mas uma coisa mais light do tipo: "se eles podem, pq não eu?". Agora só falta ler o livro. O final do filme tb é perfeito. Aliás, o filme todo é perfeito. Sua produção foi muito avançada para a época. É uma pena que os extras do DVD não sejam tão inovadores qto o filme. Tenho certeza que os segredos de produção seriam um show de como se fazer cinema para todos: espectadores comuns, críticos e gente envolvida com cinema. Nota: 10 (com louvor!!!!).
Melhor frase do filme: "Como Deus é minha testemunha ele não me deixará mentir! Eu vou sobreviver a isso e qdo tudo estiver acabado, eu nunca sentirei fome outra vez! Nem eu nem ninguém da minha família. Se eu tiver que mentir, roubar, trapacear, ou matar! Com Deus como testemuha, eu nunca mais passarei fome de novo!" (Scarlett O'Hara - Vivien Leigh)
E O VENTO LEVOU... (Gone with the wind) - 1939 - Gênero: Romance - Direção: Victor Fleming e George Cukor // Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howards, Olivia de Havilland.

Nenhum comentário: