domingo, 29 de junho de 2003

A FESTA NUNCA TERMINA (24 HOUR PARTY PEOPLE):

Final dos anos 70. Manchester. Tony Wilson (Steve Coogan), apresentador de TV, decide, junto com alguns amigos, montar um selo para produção de discos, a Factory Records. Entre alguns de seus contratados estão Joy Division (New Order, mais tarde), Happy Mondays; bandas que marcaram época no cenário musical inglês. A Festa nunca termina conta as dificuldades, alegrias e tristezas desta época de ouro na história da música inglesa. Tony Wilson e seus sócios não só investem na Factory Records, como também abrem a boate Hacienda, uma espécie de vitrine musical do selo.
O filme mostra este período, que foi desde os anos 70 ao começo dos 90. É um bom filme, mas só tem um pequeno problema: só quem é verdadeiramente fã das bandas, só quem conhece as histórias consegue aproveitar bem todo o filme. Eu, embora tenha gostado muito, não sou uma entendida em música. Tenho certeza que perdi muitas tiradas que somente "os iniciados" entenderiam. Mesmo assim, vale a pena assistir, nem que seja por curiosidade.
Achei muito bacana o filme ter sido produzido em formato de documentário. Steve Coogan passa boa parte do tempo conversando com o espectador. Também há aquela edição "estilo MTV" em algumas partes, mas eu não acho que prejudique o filme (embora muita gente não goste). É um filme bem curioso. Nota: 7.
Melhor frase do filme: "Estão vendo? Eles estão aplaudindo o DJ. Não a música, não o músico, não o criador, mas o meio." (Tony Wilson - Steve Coogan)
A FESTA NUNCA TERMINA (24 Hour party people) - 2002 - Gênero: Drama - Direçao: Michael Winterbottom // Steve Coogan, Mark Windows, John Simm.

Nenhum comentário: