segunda-feira, 8 de maio de 2006

A QUEDA! - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (DER UNTERGANG):
Existem alguns tipos de temas em filmes que me fazem querer assisti-lo. Independente de quem são os atores ou quem são os diretores. Um deles é o racismo. O outro é tratado neste filme: o nazismo. Não que eu seja racista ou neonazista. Muito pelo contrário! Me envergonho da humanidade, em pleno século XXI, ainda viver em preconceito racial. E o Nazismo é uma parte da nossa História Mundial que me dá vergonha. Infelizmente, os dois assuntos continuam muito em moda no mundo "moderno". Mas neste post tratarei apenas de Nazismo, tema deste filme.
Ouvi falar de A Queda! pelas revistas de cinema que leio e pelo Oscar. E daí veio a curiosidade. Quando finalmente tive oportunidade de assistí-lo não me decepcionei. Principalmente por causa da interpretação de Bruno Ganz, um ator desconhecido para mim até então. Ele simplesmente incorpora Adolf Hitler. E em alguns momentos, quando sua insanidade transparecia, até me fez sentir pena do "Fuhrer". Sim, é verdade.
A Queda! começa de forma diferente dos outros filmes sobre nazismo. Como o subtítulo em português mesmo diz, ele se apega aos últimos momentos de vida de Hitler. Além disso, a história é contada pela visão de sua jovem secretária Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) - uma personagem que realmente existiu - que ao contrário de outras jovens de sua idade decide não fugir da Alemanha e se candidata ao emprego. Embora não tenha convicções nazistas (pelo menos é o que o filme tenta demonstrar, mas não sabemos se é verdade) ela acaba envolvida naquela loucura coletiva (sim, esta é a explicação para mim) que foi o nazismo. Traudl se vê envolvida emocionalmente com Hitler e não deixa seu bunker até a morte do patrão.
Como falei anteriormente, Bruno Ganz é a alma do filme. Ele dá medo e pena; mostra lucidez e loucura... Chega a agoniar em alguns momentos. O momento em que se apresenta o filme é de completa insanidade, com as tropas da Rússia e os Aliados chegando cada vez mais perto para tomar Berlim e a Alemanha. Mas Hitler continua acreditando que vai vencer. E Bruno passa isso com uma veracidade pouco vista no cinema de hoje.
Para aqueles que, como eu, se interessam em ver filmes sobre este período A Queda! é fundamental. Deveria ser exibido nos colégios nas aulas de História em que se mencionar o Nazismo. Realmente merece todo o clamor que recebeu da crítica. Nota: 10 (Bruno Ganz, sensacional!).
Melhor citação do filme: "A guerra está perdida... Mas se você pensa que eu vou deixar Berlin por causa disso, você está errado. Eu prefiro dar um tiro na minha cabeça." (Adolf Hitler - Bruno Ganz)
A QUEDA! - AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER (Der Untergang) - 2004 - Gênero: Drama - Direção: Oliver Hirschbiegel // Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: