sábado, 30 de março de 2002

À ESPERA DE UM MILAGRE (The Green Mile):
Mais um filme inspirado na obra literária de Stephen King. É encenado no ano de 1935, dentro de uma prisão; mais precisamente no corredor da morte. Enquanto aguardam a hora de ir para a cadeira elétrica, os prisioneiros convivem pacificamente com os guardas. Exceto um destes, Percy Wetmore (Doug Hutchison), que inferniza a vida dos presos e de seus colegas de trabalho. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe dos guardas no corredor da morte e o narrador da história. Um dia, chega à prisão John Coffey (Michael Clarke Duncan), um afro-americano (para ser políticamente correta) alto e muito forte, mas com uma carinha de dar pena. Parece um bichinho assustado! Apesar de todo seu tamanho, John é um sujeito doce e muito bondoso. Tanto que Paul começa a pesquisar o porquê dele estar ali, no corredor da morte, junto com aqueles assassinos confessos. Ele descobre que John é acusado de matar e estuprar duas crianças, mas não consegue acreditar que ele seja culpado. Além de toda a sua bondade, John possui o poder de curar milagrosamente apenas tocando o enfermo. Confesso que, embora goste muito de ler, eu não li muitos livros do Stephen King. Aliás, estou lendo meu primeiro agora. É um livro de contos, "Quatro Estações", onde três deles já se transformaram em filmes. Mas o livro que deu origem a "À espera de um milagre" eu nunca li. Agora que vi o filme, estou muito curiosa para ler também. Tenho pouca experiência em Stephen King. Só ouvia dizer que ele escrevia livros estranhos, de terror. Eu não sei. Embora "À espera de um milagre" tenha um lado sobrenatural, ele também possui um lado bastante sensível, humano. A forma como os policiais tratam os prisioneiros; como eles condenam o comportamento de Percy, que insiste em tratar todos (não só os prisioneiros) como lixo; como eles se preocupam com a provável inocência de John... Aquele nem parece ser o corredor da morte. Aliás, nem parece cadeia! A não ser quando o ritual até a cadeia elétrica é encenado... O filme foi muito bem realizado pelo diretor. Claro q a história ajudou bastante... Gosto muito deste tipo de roteiro sobre o sobrenatural, sem cair naquele terrorzinho ridículo. Se o filme foi fiel ao livro, este também deve ser muito bom... Acho até que vou dar uma passadinha na livraria mais tarde! :-)

Melhor frase do filme: "Quando eu morrer e estiver diante de Deus esperando meu julgamento, e ele me perguntar por que deixei um de seus milagres morrer, o que eu vou dizer? Que era o meu trabalho?" (Tom Hanks)

À ESPERA DE UM MILAGRE (The Green Mile) - 1999 - Gênero: Drama - Direção: Frank Darabont // Tom Hanks, David Morse, Michael Clarke Duncan, Bonnie Hunt, Doug Hutchison. (03/11/2001)

Nenhum comentário: