domingo, 31 de março de 2002

O AUTO DA COMPADECIDA (DOG'S WILL):
Este é um dos meus filmes nacionais preferidos. Não assisti a todos os filmes brasileiros, mas dos que já vi, este é o que mais gosto. Na verdade, nem sei se devemos considerá-lo realmente um filme. Afinal ele é o seriado que passou anos atrás na TV Globo. Mesmo assim, adorei a série. É muito bem feita visualmente. Os atores estão muito bem, a trilha sonora está em sintonia com o filme e o roteiro foi bem adaptado. O autor do texto, o escritor Ariano Suassuna, deve estar satisfeito com o resultado.

O filme se passa no sertão nordestino. Com a seca da região cada um faz de tudo para sobreviver, mesmo que para isso tenha que enganar, roubar e mentir. Os personagens centrais do filme são João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello). São pobres coitados que sobrevivem em subempregos, enganando uns e outros. O filme mostra bem a carência do povo nordestino neste sentido. Os que tem muito (coronéis) versus os que tem pouco. Mas mostra de um jeito divertido. Os menos favorecidos são os mais espertos.

João Grilo é o mais inteligente dos dois. Vive armando e se dando bem. Já Chicó é o sujeito mais mentiroso do mundo! Os dois trabalham para o dono da padaria. Não dá pra descever tudo que os dois aprontam. Iria perder a graça. Só vendo mesmo. Mas toda a confusão termina com um julgamento celestial, onde Jesus (Maurício Gonçalves) é o juiz no tribunal do céu. No banco dos réus estão João Grilo, o padeiro e sua mulher, o bispo, o padre e um cangaceiro. Os advogados são Nossa Senhora (Fernanda Montenegro), como defensora, e o próprio diabo (Luís Melo) como promotor.

Recomendo este filme pra todo mundo. É muito legal mesmo. A edição e os diálogos são muito rápidos (o famoso estilo MTV de ser), mas mesmo assim, não deixa de ser um bom filme. Divertido, engraçado e brasileiro. Aliás, Os Trapalhões fizeram uma adaptação anos atrás deste mesmo texto. Não tão boa como a atual, mas legalzinha. Acho que com este texto de Ariano Suassuna não tem como um filme ser ruim. Ps: Nem sabia que ele tinha tradução para o cinema americano... Segundo o site IMDB, lá ele é conhecido com "Dog's Will".

Melhor frase do filme: "Não sei... Só sei que foi assim..." (Selton Mello)

O AUTO DA COMPADECIDA (Dog's Will) - 2000 - Gênero: Comédia - Direção: Guel Arraes // Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Lima Duarte, Denise Fraga, Diogo Vilela, Rogério Cardoso, Fernanda Montenegro, Luís Melo, Maurício Gonçalves, Marco Nanini.

Nenhum comentário: