quarta-feira, 22 de outubro de 2003


HULK (HULK):
Antes de começar a comentar o Hulk, de Ang Lee, eu preciso fazer uma introdução emocionada aqui... :-)
Quando era bem criancinha a série do "monstrão verde" passava aqui no Brasil. Eu era fanática pelo programa!!!! Adorava ver as cenas onde David Banner, interpretado pelo saudoso Bill Bixby, se tranformava em Hulk! Aquelas lentes de contato de cor estranha mostravam que já-já os vilões iriam receber sua lição!!!! Eu amava mesmo a série... E sempre chorava ao final de cada episódio, quando o Dr. Banner ia embora por uma estrada deserta qualquer, sempre sozinho...
Mas voltando aos tempos atuais, eu esperei para ver este novo filme com o Hulk ansiosamente. Afinal de contas eu era fã, né? Não dos quadrinhos, porque nunca os li, mas da série mesmo. Me preparei, criei espectativas e... me decepcionei... :-(
Hulk é um filme que faz as opiniões divergirem muito. Acho que metade das pessoas que eu conheço gostaram. A outra metade, não. Não sei se existe uma maioria. Eu faço parte daqueles que se decepcionaram com o que viram... Esperava muito mais do filme, e este é o grande problema quando você é um fã que cria espectativas.
Vamos começar os comentários contando a história do filme... Hulk conta como o Dr. Bruce Banner (Eric Bana) se transforma no monstro, basicamente. Claro que não é apenas isto. Temos muito drama e romance também. Bruce foi criado por uma família adotiva e não tem muitas lembranças da época em que vivia com seus pais. Apenas alguns pesadelos o assombram de vez em quando. Como o pai biológico, Bruce se torna cientista. Um acidente no laboratório em que trabalha o transforma em um enorme e furioso monstro verde cada vez que fica nervoso. O que Bruce não sabe é que seu pai David (Nick Nolte) está mais presente do que parecia e é culpado em parte por esta transformação. Militares e cientistas inescrupulosos tentam dominar o monstro e conseguir para si o segredo de sua força e, obviamente, se dão muito mal. A única coisa que deixa Hulk mais "mansinho" é a Dra. Betty Ross (Jennifer Connelly), seu amor. O resto só quer saber de persegui-lo. Até fiquei com um pouco de pena dele neste momento.
Particularmente não sou muito fã de Ang Lee. Não vi todos os seus filmes e dos que vi, o único que achei legal foi O Tigre e o Dragão. Em Razão e sensibilidade, por exemplo, eu dormi. Não gosto muito de seu estilo. Ele fez de Hulk um filme leeeeento demais, a ponto de todo mundo se perguntar se o monstro não ia aparecer nunca. Afinal de contas o filme passa quase meia hora falando do drama pessoal de Bruce Banner. Ok, até acho esse tipo de abordagem interessante para filmes vindos de HQs. Mas teve uma hora que até eu comecei a engrossar o coro dos que perguntavam pelo monstro. E quando este apareceu, não me impressionou muito. Era mais legal na série, com o Lou Ferrigno vestindo aquela peruca ridícula e pintado de verde. Tosco, mas muito legal! A parte das perseguições ao monstro também ficaram longas demais... Eu já estava me cansando de tudo aquilo. E o filme parece ter dois finais. Eu tive essa sensação.
Não achei que Eric Bana estivesse muito inspirado em seu papel de cientista perturbado pelo passado. E a Jennifer Connelly me pareceu estar atuando em piloto automático, o que é uma pena pois ela tem talento. Quem eu achei melhor foi o Nick Nolte, mas também não está nenhuma maravilha. Achei o roteiro muito fraco e deficiente. O filme alongou-se demais e perdeu o fio da meada. Destaco a aparição rápida, logo no começo, de Stan Lee, autor do quadrinho, e Lou Ferrigno, o monstro na série. Nem o Hulk digital ficou tão legal assim. Achei tudo muito "mais ou menos".
Me desculpem quem gostou de Hulk, mas eu esperava muito, muito mais... Nota: 6 (só porque sou fã da série!).
Diálogo "mais amoroso e profundo" do filme: "Eu devia ter te matado." (Bruce Banner - Eric Bana)



"Eu devia ter te matado." (Dr. David Banner - Nick Nolte)



"Eu queria que tivesse me matado." (Bruce Banner)
HULK (Hulk) - 2003 - Gênero: Ação - Direção: Ang Lee // Eric Bana, Jennifer Connelly, Nick Nolte, Sam Elliott, Josh Lucas.

Nenhum comentário: